COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Descubra os benefícios da integração de sistemas no laboratório

Por Pixeon em 31 de agosto de 2023

As instituições de saúde são locais onde circulam muitas informações, sejam elas relacionadas aos trâmites administrativos da organização, sejam elas relacionadas aos pacientes em si. A integração de sistemas digitais em laboratórios é uma forma inteligente de centralizar esses dados para facilitar o trabalho das equipes, desde a recepção até a entrega dos resultados de exames. Continue a leitura e entenda como funciona!

 

O que é a integração de sistemas no laboratório?

A integração de sistemas é um mecanismo inteligente que centraliza toda a base de dados de uma instituição em uma plataforma unificada. Assim, os colaboradores autorizados têm fácil acesso às informações relacionadas à gestão interna e ao histórico dos pacientes.

Isso permite organizar com mais clareza o fluxo de trabalho e, ao mesmo tempo, estreita a relação com os clientes do laboratório, dando agilidade aos encaminhamentos e às tratativas. Afinal, quando os sistemas da instituição estão integrados, os cadastros e as coletas são feitos com muito mais rapidez.

Além disso, as informações que ficam centralizadas no sistema podem ser conferidas em tempo real sempre que necessário. Isso elimina problemas como atraso nas entregas de resultados ou mesmo a troca de exames, pois a digitalização dos processos garante também a segurança das informações e evita erros ocasionados por falhas humanas, como cadastros incorretos ou duplicados.

Quais sistemas podem ser integrados?

Os sistemas de gestão de laboratório estão cada vez mais avançados e permitem integrações com diversos softwares na instituição. As integrações mais conhecidas são com Prontuários Eletrônicos, sistemas de agendamento, ferramentas de controle financeiro e de gestão de estoque, entre outros recursos digitais.

Vamos ilustrar a situação para você entender como a integração de sistemas funciona na prática: quando o Prontuário Eletrônico do Paciente está integrado ao software de interfaceamento laboratorial, os resultados dos exames vão diretamente para o prontuário.

Outro exemplo é quando os dados cadastrais do paciente estão relacionados com o sistema de gestão de faturamento. Essa integração permite que, caso o convênio do paciente não contemple um determinado procedimento, a equipe da recepção não conseguirá sequer fazer o agendamento e, desta forma, glosas serão evitadas. 

Isso dá agilidade aos atendimentos e evita prejuízos financeiros ocasionados por glosas ou ausência do paciente no dia do exame, o que atrapalha a agenda dos profissionais envolvidos.

Saiba mais sobre software para laboratório e veja o que considerar na escolha de um sistema inteligente!

 

Por que fazer a integração de sistemas no laboratório

A seguir, listamos as principais vantagens envolvidas na integração de sistemas no laboratório, considerando-se sobretudo a otimização de processos internos, a fluidez no ritmo de trabalho e a satisfação dos pacientes.

Desburocratização de processos

Sistemas que operam de forma integrada contribuem para a transparência na gestão do laboratório. Quando todos os colaboradores têm fácil acesso à base de dados, evitam-se burocracias desnecessárias que acabam atrasando os encaminhamentos e sobrecarregando as equipes, como perda de informações ou documentos importantes sobre os quadros clínicos.

Diminuição no risco de falhas

A integração de sistemas proporciona maior segurança de dados na instituição e, ao mesmo tempo, torna os processos internos mais assertivos, tendo em vista que as equipes poderão trabalhar com a confiabilidade dos históricos registrados na plataforma digital. Ou seja, falhas que antes eram frequentes nos registros manuais não vão mais ocorrer.

Redução de custos operacionais

Quando prontuários eletrônicos, sistemas de agendamento e demais recursos digitais do laboratório atuam de forma integrada, fica muito mais fácil controlar glosas e evitar outros erros operacionais que poderiam gerar prejuízo financeiro. Sem falar que, devido à agilidade nas tratativas, o laboratório conseguirá atender um número maior de pacientes por dia, o que impulsiona o faturamento.

Conquistas de acreditações laboratoriais 

Os requisitos exigidos pelas principais acreditadoras são praticamente impossíveis de serem atendidos sem soluções digitais que contemplem o laboratório de ponta a ponta. Os controles, indicadores e relatórios disponíveis nos softwares que atendem a instituição são essenciais para comprovar o cumprimento das normas. 

Atendimento mais humanizado

Os sistemas integrados favorecem a organização dos fluxos de trabalho, o que interfere diretamente na qualidade dos serviços prestados aos pacientes. Além disso, o registro completo de dados na plataforma digital permite compreender a fundo as demandas de cada paciente, o que estreita a relação deles com os profissionais de saúde. O resultado é um atendimento mais humanizado e acolhedor, o que aumenta o índice de fidelização.

Todos esses benefícios justificam a importância de fazer a integração de sistemas no laboratório, aliando uma série de mecanismos inteligentes para otimizar o dia a dia das equipes sem abrir mão de um serviço de excelência aos pacientes.

Contar com um parceiro tecnológico é estratégico neste cenário, pois, se o fornecedor possui um leque de soluções amplo, a integração entre os softwares é muito mais fluída e livre de falhas. 

Sobre a Pixeon  

Somos a empresa brasileira com o maior portfólio de softwares para o mercado de saúde. 

Nossas soluções atendem laboratórios, hospitais, clínicas e centros de diagnóstico por imagem, tanto em gestão (LIS, HIS, CIS e RIS), quanto no processo diagnóstico (Interfaceamento laboratorial e PACS para radiologia), garantindo mais desempenho e gestão de alta performance em instituições de saúde. 

Nosso sistema de gestão para medicina diagnóstica, Pixeon Korus, atende quase 2 milhões de pacientes e processa mais de 9 milhões de exames anualmente. 

Já são mais de 3 mil clientes no Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia que confiam nas nossas tecnologias.  

Ainda não sabe qual sistema escolher para o seu laboratório? Solicite um contato comercial e surpreenda-se com tudo que nosso sistema de gestão laboratorial é capaz!

 

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *