• Educa Pixeon
  • Portal do Cliente
  • Suporte
  • Trabalhe Conosco
Pixeon Pixeon Pixeon
Sistemas
Conheça nossos sistemas
Para HospitaisPara RadiologiaPara LaboratóriosPara Clínicas

Lacen-MG integra LIS Pixeon ao GAL e reduz tempo de entrega em 8 dias

Com o LIS Pixeon Korus integrado ao GAL, o Lacen-MG automatizou o envio de resultados epidemiológicos de 853 municípios mineiros.

Leia o case
Lacen-MG integra LIS Pixeon ao GAL e reduz tempo de entrega em 8 dias
Sobre
Clientes
Insights
Seja um parceiro
Contato
  • Sistemas
    • Para Hospitais
    • Para Radiologia
    • Para Laboratórios
    • Para Clínicas
  • Sobre
  • Clientes
  • Insights
  • Seja um parceiro
  • Contato
  • Educa Pixeon
  • Portal do Cliente
  • Suporte
  • Trabalhe Conosco

Fale com um especialista

  1. Home
  2. –
  3. Blog

Software para oftalmologista: como o PEP pode otimizar processos

tempo de leitura: 6 minutos
PEP, Software para oftalmologista: como o PEP pode otimizar processos
Imagem destacada do artigo

Sumário

  • Software para oftalmologista: 6 recursos do PEP que apoiam o atendimento médico 
Assunto: Gestão em radiologia
por Pixeon
Publicado em 13 de outubro de 2021

 

PEP, Software para oftalmologista: como o PEP pode otimizar processosUtilizado para registro, armazenamento e controle digital das informações do paciente, o PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente), é umas das tecnologias mais adotadas por instituições de saúde inovadoras. Acessível de qualquer lugar com conexão à internet, a solução contribui para o aumento da produtividade dos profissionais e para um atendimento ainda mais eficiente, próximo e humanizado.

Há diversas vantagens em implantar o PEP, mas uma delas é muito decisiva para os gestores: a personalização. Algumas soluções contam com recursos para atender uma única especialidade médica, como a oftalmologia, e é isso que vamos abordar neste texto.

Continue acompanhando e conheça 6 recursos do PEP para apoio aos oftalmologistas.

Você sabe quais recursos uma solução para radiologia deve ter? Acesse o material “Processo de compra de software para radiologia” e conheça os critérios de avaliação para um software radiológico! 

 

Software para oftalmologista: 6 recursos do PEP que apoiam o atendimento médico 

O PEP é uma solução de apoio aos profissionais da saúde. Com informações centralizadas num sistema intuitivo e seguro, médicos, enfermeiros e técnicos podem executar suas tarefas com mais agilidade e eficiência para então qualificar os exames, laudos, procedimentos e o tempo dedicado ao cuidado dos pacientes.

Os ganhos na gestão e atendimento são muitos, contribuindo para a execução das atividades médicas e para o aumento da credibilidade da instituição no mercado. Na oftalmologia sabemos que as cirurgias são comuns — como a de catarata, por exemplo —, e o PEP pode facilitar esse processo, pois permite o acesso às informações por especialistas diferentes, até porque, muitas vezes, um paciente consulta com um profissional e é operado por outro.

No atendimento de rotina dos pacientes o PEP também é valioso, pois agiliza o atendimento — garantindo maior precisão e eficiência — e viabiliza a abertura de mais horários na agenda. A solução pode ser integrada a outros sistemas e aos equipamentos oftalmológicos. Dessa forma, todos os resultados dos exames são registrados automaticamente e podem ser visualizados no software.

Mas, para obter resultados ainda melhores com o PEP, é interessante adotar uma solução personalizada. A oftalmologia possui muitas particularidades, então os recursos devem atender pacientes dessa área.

Confira as principais funcionalidades da ferramenta:

  1. Integração com o monitor oftalmológico: o PEP pode ser integrado a outros sistemas de gestão e também a equipamentos. Quando integrado ao monitor oftalmológico, os resultados são visualizados no próprio PEP. O médico, portanto, não precisa transcrever manualmente os dados de uma plataforma para a outra.
  2. Cálculo automático para geração de receita: esse recurso elimina a necessidade de elaborar receitas à mão. Após o término dos exames no consultório, o sistema gera a receita de forma automática. Então, basta imprimi-la ou disponibilizá-la digitalmente para o paciente, garantindo mais segurança e a legibilidade do documento.
  3. Registro de dados da cirurgia: todas as informações de uma cirurgia — equipe responsável, medicamentos, insumos e OPMEs utilizados e procedimentos executados, são registrados no PEP. Isso é de grande valia para a oftalmologia, pois é comum que o paciente se relacione com diferentes médicos da área ao longo da vida.
  4. Flexibilidade para criação de formulários: o PEP oftalmológico é personalizado para essa especialidade. Os profissionais podem, então, criar formulários próprios de perguntas estruturadas para serem preenchidos nas suas consultas. Assim, um banco de dados confiável é formado, servindo de apoio para a tomada de decisões.
  5. Prescrição de colírio: alguns tratamentos oftalmológicos requerem o uso de colírios prescritos periodicamente. No entanto, como a administração é feita pelo próprio paciente, é preciso ter registro do que foi receitado para acompanhar a evolução do tratamento. O PEP conta com recurso para isso.
  6. Solicitação de cirurgias e exames: a solução pode ser integrada à central de autorização de cirurgias e exames, o que permite ao médico verificar se o convênio pré-autoriza ou não o procedimento. Dessa forma, é possível orientar o paciente sobre as possibilidades de realizá-lo.

Confira o material “Gestão em centros de radiologia: como organizar os processos de ponta a ponta” e saiba como otimizar o andamento e quais soluções implementar na recepção.

 

Receita digital integrada ao PEP: mais praticidade e segurança para todos

Já pensou como seria eliminar o uso de papel em receitas médicas? Como os pacientes da sua instituição reagiriam? A ideia pode parecer surpreendente, mas ela já é uma realidade e você pode integrá-la ao PEP.

A receita digital — ou prescrição médica eletrônica — é uma solução que permite a prescrição de medicamentos de forma digital. As soluções da Pixeon contam com a ferramenta da Nexodata para prescrição eletrônica, através da qual o médico pode enviar a receita para o paciente via SMS ou e-mail. Como o documento possui um código e QRCode únicos, o paciente só precisa apresentar um destes ao farmacêutico para então adquirir o medicamento. Simples, não é mesmo? 

Ao usar essa solução, você reduz custos e fraudes, assim como equívocos na prescrição e no momento de compra na farmácia. Isso porque a receita digital Nexodata possui ferramentas para consulta de medicamentos e verificação de interação medicamentosa, elevando o nível de precisão e segurança na prescrição médica.

Dúvidas? Deixe seu comentário! E não deixe de nos acompanhar para se manter informado sobre as últimas inovações em saúde!

Escrito por:

Pixeon
Pixeon
A Pixeon é uma das maiores empresas de tecnologia para saúde da América Latina. Nossos sistemas para gestão de hospitais, clínicas, laboratórios e radiologia ajudam mais de 3 mil instituições de saúde a ganharem eficiência no Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia.
FacebookLinkedInXWhatsApp
Voltar ao topo
ver mais artigos
Voltar ao topo

Veja outros conteúdos do mesmo assunto

Veja os conteúdos que preparamos para impulsionar você.

Veja mais conteúdos
Por que usar um sistema pago de gestão de imagens diagnósticas em vez de um visualizador free

Por que usar um sistema pago de gestão de imagens diagnósticas em vez de um visualizador free

Com a popularização de notebooks e computadores, ocorreu uma transformação digital em diversos segmentos, inclusive na medicina diagnóstica. Os aparelhos antigos começaram a converter as imagens para o meio informatizado e os novos lançamentos já trazem essa opção integrada. Mas ainda existem alternativas gratuitas que permitem a visualização de exames digitais, contudo, essas ferramentas podem […]

PEP, Médico do futuro: a IA vai substituir o radiologista?

Médico do futuro: a IA vai substituir o radiologista?

Na entrevista com o Dr. Mauro Brandão, entenda os impactos da IA sobre o médico do futuro e como aproveitá-la na radiologia.

Hospital de Clínicas Unicamp otimiza setor de imagem com PACS Aurora

Hospital de Clínicas Unicamp otimiza setor de imagem com PACS Aurora

Para reduzir custos e tempo antes utilizados para revelação e impressão de exames de imagem em filme, o Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas adotou o sistema PACS Aurora (Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens), desenvolvido pela Pixeon.

Últimos conteúdos

Ver mais artigos
Gestão de pacientes na prática: estratégias e principais ganhos para as instituições
Gestão de pacientes na prática: estratégias e principais ganhos para as instituições
Publicado em 19.11.2025
Automação hospitalar: tecnologias para promover mais eficiência e produtividade na saúde
Automação hospitalar: tecnologias para promover mais eficiência e produtividade na saúde
Publicado em 12.11.2025
O uso de big data para superar os desafios da gestão em saúde
O uso de big data para superar os desafios da gestão em saúde
Publicado em 06.11.2025
Como oferecer um atendimento mais humanizado na saúde?
Como oferecer um atendimento mais humanizado na saúde?
Publicado em 30.10.2025
Pixeon

Transformando a saúde com tecnologia e eficiência há mais de 20 anos. Somos parceiros estratégicos de mais de 3.000 instituições em todo o Brasil e América Latina.

[email protected]
(11) 2146-1300
São Caetano do Sul, SP – Brasil
Florianópolis, SC – Brasil

Soluções

  • Para Hospitais
  • Para Radiologia
  • Para Clínicas
  • Para Laboratórios

Empresa

  • Sobre a Pixeon
  • Fale conosco
  • Cases de sucesso
  • Seja um Parceiro
  • Trabalhe conosco
  • Relatório de transparência salarial

Recursos

  • Blog
  • Podcast Health Ideas
  • Materiais educativos
  • Webinars

Clientes

  • Suporte
  • Portal do Cliente
  • Educa Pixeon
© 2025 Pixeon. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. CNPJ: 05.662.773/0001-57
Por Incuca