Ter um sistema de Controle de Qualidade Interno (CQI) vai muito além de atender às exigências mínimas de órgãos reguladores. Em um cenário cada vez mais orientado por excelência analítica e segurança do paciente, o CQI se consolida como uma ferramenta estratégica para assegurar a confiabilidade dos resultados, mitigar riscos operacionais e sustentar o desempenho técnico do laboratório ao longo do tempo.
Apesar disso, é comum que os módulos de controle de qualidade laboratorial embutidos em sistemas de gestão ou de interfaceamento sejam excessivamente básicos. Em geral, limitam-se ao registro manual de dados, geração de gráficos pontuais ou alertas pouco inteligentes. Isso abre margem para erros humanos, intervenções tardias e baixa rastreabilidade — um cenário incompatível com as exigências de qualidade que os laboratórios enfrentam hoje.
Por outro lado, um sistema de CQI bem estruturado permite ao laboratório identificar problemas antes que afetem o paciente, monitorar tendências analíticas, automatizar alertas de não conformidade e manter os registros sempre organizados para auditorias e processos de acreditação.
Tudo isso contribui para fortalecer a cultura de qualidade e facilita decisões mais ágeis e embasadas, com o apoio de dados em tempo real.
LANÇAMENTO PIXEON: CONTROLE DE QUALIDADE INTERNO AVANÇADO
Para responder a esse desafio, a Pixeon acaba de lançar um novo módulo integrado ao seu sistema de interfaceamento laboratorial, projetado para aumentar a eficiência dos times de qualidade.
O novo módulo de Controle de Qualidade Interno foi pensado para ser uma ferramenta prática, inteligente e adaptável às necessidades de cada laboratório. Conheça os principais diferenciais:
- Monitoramento ativo: priorização de análises com base em faixas de controle, tempos de processamento e regras predefinidas;
- Gráficos automáticos: geração dinâmica de Levey-Jennings, aplicação das regras de Westgard sem necessidade de cálculos manuais;
- Alertas de não conformidade em tempo real: notificações automáticas quando há tendência de desvio ou falha crítica;
- Rastreamento de não conformidades e ações corretivas: tudo registrado com logs automáticos, facilitando a gestão de qualidade;
- Acesso remoto via plataforma em nuvem: permite acesso de qualquer lugar, com segurança e integração direta ao LIS;
- Configuração flexível: personalização das regras por setor, equipamento, analito ou faixa de trabalho, respeitando a realidade de cada laboratório;
- Compliance facilitado: plataforma já atualizada para exigências nacionais de qualidade laboratorial.

PARA QUAIS LABORATÓRIOS O MÓDULO DE CONTROLE DE QUALIDADE INTERNO DA PIXEON É INDICADO?
Desenhado para atender a diversas áreas da medicina laboratorial, a solução se adapta tanto às rotinas básicas quanto aos setores mais especializados, sendo indicado para:
- Análises clínicas: garantindo precisão em exames de bioquímica, hormônios, marcadores tumorais, entre outros;
- Hematologia: controle detalhado de contadores celulares, índices hematimétricos e parâmetros especiais;
- Imunoensaios: controle em metodologias mais sensíveis, onde variações mínimas podem impactar no diagnóstico;
- Laboratórios multissetoriais: instituições que operam em diferentes áreas e precisam centralizar sua gestão de CQI;
- Redes e grupos laboratoriais: ideal para ambientes com múltiplas unidades ou laboratórios de referência que buscam padronização em larga escala.
A flexibilidade do módulo permite que o laboratório adapte fluxos e regras conforme sua realidade operacional, independentemente do seu porte ou complexidade. No fim das contas, o impacto é percebido em duas frentes fundamentais: mais segurança nos resultados e mais eficiência na gestão.
O interfaceamento com módulo de Controle de Qualidade Interno é apenas uma das soluções da Pixeon para laboratórios. A empresa dispõe de um amplo portfólio que apoia seus clientes na geração de eficiência, incluindo um sistema de gestão completo para medicina diagnóstica e seu premiado PACS Pixeon Aurora para análise e distribuição de imagens médicas.
>> Assista também a demonstração em vídeo dos recursos do sistema Pixeon Korus para gestão de laboratórios.
SOBRE A PIXEON
Pixeon é a empresa brasileira com um dos maiores portfólios de softwares para o mercado de saúde.
Nossas soluções atendem laboratórios, hospitais, clínicas e centros de diagnóstico por imagem, tanto em gestão (LIS, HIS, CIS e RIS), quanto no processo diagnóstico (Interfaceamento laboratorial e PACS para radiologia), garantindo mais desempenho e gestão de alta performance em instituições de saúde.
Nosso sistema de gestão para medicina diagnóstica, Pixeon Korus, atende quase 2 milhões de pacientes e processa mais de 9 milhões de exames anualmente. Já são mais de 3 mil clientes no Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia que confiam nas nossas tecnologias.
Ainda não sabe qual sistema escolher para o seu laboratório? Solicite um contato comercial e surpreenda-se com tudo que nosso sistema de gestão laboratorial é capaz!








