COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

5 benefícios que um sistema de gestão pode trazer para uma clínica

Por Pixeon em 24 de março de 2015

Organização é a base para o sucesso de qualquer negócio. Na área da saúde, a gestão dos pacientes, da agenda de cada médico e da recepção da instituição, por exemplo, são cruciais para que os processos funcionem como devem e todos os pacientes recebam o tratamento adequado. Mesmo as menores clínicas precisam ter esse controle e, para que ele se torne prático e organizado, a melhor opção é o uso de um sistema CIS – Clinical Information System.

 

Para compilar alguns dos pontos positivos da implantação desse tipo de sistema, fizemos uma lista com 5 benefícios que um sistema de gestão pode trazer para uma clínica:

 

1 – Facilidade na gestão de agendamento: utilizando um sistema de gestão, cria-se um processo de organização no agendamento de pacientes e, consequentemente, na recepção. Com o cadastro preenchido corretamente durante o agendamento, isso otimiza o tempo na recepção do paciente, pois, com o CIS as autorizações do plano já foram solicitadas e o paciente precias, apenas, aguardar o atendimento. A boa qualidade na gestão de agendamento reduz o tempo de atendimento e ainda colabora para a qualidade do atendimento.

 

2 – Administração da fila de espera: controlar a fila de espera é muito importante, pois permite que a unidade tenha noção do tempo de espera e movimentos de cada paciente. Esses dados tornam-se um indicador da qualidade da gestão e do atendimento na instituição. Com esses dados, é possível identificar etapas mais demoradas do processo e melhorar processos para agilizá-los. A análise de dados pode ser um fator importante, pois supervisores de atendimento têm metas, como ganhar velocidade e dinamismo.

 

3 – Prontuário eletrônico: além de evitar o uso de papel, o prontuário eletrônico reúne todas as informações do paciente na tela, com seu histórico de saúde completo, sendo possível anexar exames, visualizar imagens de exames, como raio-x e ultrassonografia, e fazer prescrições. Além disso, é possível fazer filtros, buscar informações específicas, consultar dados familiares, alergias, construindo todo esse mapa do paciente. Diversos recursos estão disponíveis para a montagem do formulário, campos, (textos, objetos de agrupamento, etc), além de recursos de formatação.

 

4 – Organização do faturamento: com um sistema de gestão é possível organizar as contas através de pré-faturas – preparar diversas faturas e deixá-las organizadas, avaliadas e conferidas. Importante ressaltar que o cadastro e todas as informações sejam preenchidas corretamente durante o atendimento ao paciente, ainda sim o sistema faz a gestão dos dados coletados, a checagem e verificação nos dados obrigatórios, que devem estar preenchidos corretamente antes do envio para o convênio, a fim de evitar glosas.

 

5 – Padronização do arquivo de retorno do convênio: na gestão de uma clínica, é crucial entender os valores que o convênio está pagando à sua instituição. Por isso, é muito importante ter um sistema capaz de interpretar o arquivo de retorno e faça a integração do extrato de pagamento do convênio permitindo a conciliação do faturamento feito pela unidade. Como os convênios não têm padrão de pagamento, para manter a organização de forma mais prática é importante ter um um sistema que interprete e faça o cruzamento das informações do faturamento da unidade com o que está sendo pago pelo convênio. Desta forma, ganha-se velocidade na conferência do que foi faturado e a unidade diminiui drasticamente incidência de glosas e qualquer tipo de perda financeira.

 

Ter a garantia de um bom agendamento, captar dados de qualidade do paciente, fornecer um bom atendimento e organizar o faturamento da instituição, evitando glosas, são etapas importantes do processo de gestão de uma clínica. E esses são alguns dos principais benefícios que um sistema de gestão pode trazer para uma clínica.

 

Quer saber mais sobre sistemas de gestão para clínicas? Entre em contato com a nossa equipe!

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

LGPD – Integridade, Privacidade e Inovação na Saúde

LGPD – Integridade, Privacidade e Inovação na Saúde

Um milésimo de segundo faz sim toda diferença nessa área. Agilidade, Inovação, Integridade e Privacidade, precisam estar em perfeita sintonia, focados no salvar vidas, aprimorar atendimento e transformar a saúde.   O Brasil está vivendo mais um marco legal, que […]

Como a gestão de custos hospitalares impacta na tomada de decisões

Como a gestão de custos hospitalares impacta na tomada de decisões

O gestor de uma instituição de saúde precisa ter em suas mãos a gestão de custos hospitalares de forma efetiva. A gestão de custos vai apontar os principais gargalos da instituição. Mais do que isso, a gestão de custos eficiente traz o questionamento: podemos fazer mais e melhor com os recursos que temos? É importante entender que a informação de custos pode ser aplicada como ferramenta de suporte à tomada de decisão gerencial e estratégica e não meramente como forma de controle e de cortes.

Acompanhe a Pixeon. Leia mais notícias