COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Certificação digital de laudos médicos permitem mais segurança de dados aos hospitais

Por Mário Santos em 19 de fevereiro de 2016

Nas unidades médicas, o consumo de papéis é gigantesco e, muitas vezes, são manuseados por diversas pessoas, porque precisam passar por setores diferentes antes de serem arquivados. Esse processo de troca de informação pode levar a perda de registros, glosa hospitalar e prejudicar a segurança de dados dos pacientes. Assim, foi desenvolvido um programa digital de certificação de laudos e exames médicos, para otimizar recursos de todos os departamentos.

 

Nos hospitais, é fundamental ter sistemas de certificação digital para garantir que as informações médicas sejam validadas por medidas jurídicas. Desde 2001, a Medida Provisória 2.200-2 regulamenta as certificações digitais emitidas pelo ICP- Brasil. Em vez dos médicos realizarem assinaturas manuais nos laudos, o sistema possibilita que isso seja feito de modo eletrônico por meio de um código único — similar a um token de banco. Deste modo, reduz a impressão e, assim, o uso de papéis nas unidades médicas.

 

Vale lembrar que as assinaturas de documentos eletrônicos feitos por meio da certificação digital têm a mesma validade dos reconhecidos em cartório. Mas é preciso que o sistema esteja de acordo com a medida provisória estabelecida pela lei brasileira.

 

As unidades com certificação digital instalada nos sistemas hospitalares garantem a otimização dos recursos de segurança, como modificação, quebra de confidencialidade entre pessoas não autorizadas, falta de autenticidade. Além de armazenar os dados em nuvem.

 

O benefício dos hospitais ao aderirem a certificação digital também está relacionado a redução da glosa, já que os documentos ficam acessíveis para os departamentos no sistema online sem que haja desvio ou perda de qualquer informação.

 

Quer saber mais sobre como implantar um sistema de certificação digital na sua unidade? Entre em contato com nossa equipe e pergunte!

 

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *