COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Por que fazer o controle de aliquotagem para laboratório

Por Pixeon em 13 de junho de 2014

, Por que fazer o controle de aliquotagem para laboratórioAliquotagem é o processo de separação de uma única amostra para outros recipientes menores para usá-la em mais de um exame laboratorial. Por exemplo: paciente vai ao laboratório para realizar diversos exames, como colesterol, glicose e hormônios. Para isso, será coletado uma quantidade de sangue em um único tubo, ou seja, haverá uma única amostra. Para que seja possível analisar os índices de cada aspecto separadamente, é preciso fazer a divisão desse conteúdo em tubos de triagem. Para que nenhuma informação seja perdida nesse processo, o laboratório deve manter um controle de aliquotagem.

 

O fluxo é basicamente o mesmo para todos os exames. Em um primeiro momento, o técnico pega um tubo e o identifica junto ao sistema. Esse primeiro tubo recebe uma única etiqueta e o responsável não precisa, e nem deve, alterar o cadastro. Todo o trabalho é feito por meio de códigos de barras, com leitores para localizar as coletas, o que torna a administração bem mais prática.

 

Depois, o próprio sistema indica em quantos tubos aquela coleta deverá ser separada, e as amostras são encaminhadas ao setor de triagem, para que seja realizada a aliquotagem. Após a separação, cada tubo ganha uma etiqueta que identifica qual exame deverá ser realizado com a amostra.

 

Para realizar o controle de aliquotagem, é necessário controle por tubo (seco, EDTA, fluoreto), amostra (urina, sangue) e setor (bioquímica, hematologia, hormônios). Utilizar um sistema para o controle de aliquotagem gera menos trabalho para o técnico, que não precisa se preocupar com a separação. Essa automação diminui erros de identificação, já que as etiquetas saem prontas para serem aplicadas. Também é reduzido o tempo que o paciente precisa ficar no laboratório para realizar a coleta. Contudo, é importante ressaltar que o uso de sistemas não elimina os cuidados que os laboratórios precisam ter com a atenção e atendimento ao paciente.

 

Sobre a Pixeon  

Somos a empresa brasileira com o maior portfólio de softwares para o mercado de saúde. 

Nossas soluções atendem laboratório, hospitais, clínicas e centros de diagnóstico por imagem, tanto em gestão (LIS, HIS, CIS e RIS), quanto no processo diagnóstico (Interfaceamento laboratorial e PACS para radiologia), garantindo mais desempenho e gestão de alta performance em instituições de saúde. 

Nosso sistema de gestão para medicina diagnóstica, Pixeon Korus, atende quase 2 milhões de pacientes e processa mais de 9 milhões de exames anualmente. 

Já são mais de 3 mil clientes no Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia que confiam nas nossas tecnologias.  

Ainda não sabe qual sistema escolher para o seu laboratório? Solicite um contato comercial e surpreenda-se com tudo que nosso sistema de gestão laboratorial é capaz!

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Os comentários estão desativados.