COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Controle de estoque para laboratórios: como fazer

Por Pixeon em 16 de outubro de 2014

, Controle de estoque para laboratórios: como fazerGerenciar o estoque de um laboratório envolve alguns riscos. Se o gestor não se atentar às quantidades de insumos adquiridos e, principalmente, às datas de validade dos mesmos. Para assegurar o controle de estoque para laboratórios, uma opção é utilizar sistemas de gestão que organizam todo o fluxo de monitoramento.

 

 

Logo que o laboratório recebe um novo lote de insumo, o estoquista faz o cadastro no sistema e insere a quantidade e a data de validade. A partir dessas informações, o próprio software gerencia os vencimentos e avisa qual insumo deve ser utilizado primeiro.

 

A utilização de sistemas de controle de estoque para laboratórios também auxilia o monitoramento dos níveis máximo e mínimo de insumos. Quando a quantidade chega aos números extremos, o sistema envia um alerta em forma de pop-up, avisando ao estoquista que é preciso providenciar nova compra.

 

No caso de estoque máximo, o sistema de controle de estoque para laboratórios não emite um alerta, mas o estoquista consegue verificar se as quantidades são suficientes de acordo com o número de exames realizados. Esse controle é importante por dois motivos: primeiro para não lotar o espaço do estoque e segundo para não gastar dinheiro em um produto que não seria necessário no momento.

 

Os laboratórios menores até conseguem gerenciar os estoques sem o uso de sistemas, por meio de tabelas, por exemplo. Entretanto, essa prática dificulta o trabalho de controle de datas de validade, pois será necessário verificar manualmente todos os dias se há algum produto vencido, o que deixa espaço para erros. Lembrando que a utilização de produtos e insumos com a validade vencida compromete o resultado do exame e pode gerar problemas à saúde do paciente.

 

Conheça também:

, Controle de estoque para laboratórios: como fazer

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Os comentários estão desativados.