COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Boas práticas para educação corporativa nas instituições de saúde

Por Equipe Pixeon em 17 de novembro de 2021

Capacitar os profissionais da sua instituição é uma das melhores medidas para manter a vantagem competitiva no mercado. Isso porque à medida que os colaboradores aprimoram suas habilidades e competências, a qualidade dos serviços prestados aumenta. Na saúde, isso implica, principalmente, na melhoria de processos e do cuidado ao paciente. Mas para que a educação corporativa tenha sucesso, é preciso adotar boas práticas para despertar o interesse dos profissionais, o que exige um olhar atento para as demandas e interesses de cada perfil.

Neste post, saiba o que é educação corporativa, sua importância para clínicas e hospitais, quais são as práticas mais interessantes e conheça, ainda, o Educa Pixeon, a nossa mais nova plataforma de ensino.

Conheça as principais novidades na saúde: Hospital 4.0, Inteligência Artificial, teleconsultas e outras tendências.

 

O que é educação corporativa?

Podemos definir a educação corporativa como uma estratégia de capacitação de colaboradores alinhada aos objetivos e metas do negócio. Diferente dos métodos mais tradicionais de educação empresarial, o colaborador é o foco das suas ações, isto é, todo o conteúdo ministrado, ferramentas e metodologias utilizadas são definidas considerando o indivíduo que irá desenvolver habilidades e competências importantes para a prática da sua função na instituição.

Assim, para garantir que os colaboradores possam experienciar um processo de aprendizagem e desenvolvimento que alinhe os seus interesses aos objetivos do negócio, as instituições estão incorporando novas tecnologias à educação corporativa, tornando-a mais interessante e rica para as pessoas, o que contribui para a fidelização. 

Confira as principais tendências da educação corporativa:

  • Realidade virtual: o uso de um acessório 3D, semelhante a um óculos, que simula virtualmente a realidade, está se tornando cada vez mais comum na capacitação de funcionários. 
  • Gamificação: bastante utilizada em processos de recrutamento e seleção, essa técnica está ganhando mais espaço na educação corporativa, já os jogos, missões e recompensas — práticas mais dinâmicas — geram um alto nível de engajamento.
  • Microlearning: não há mais espaço para capacitações e cursos de longa duração na educação corporativa. É mais vantajoso, tanto para colaboradores como para instituições, dividir o conteúdo em fragmentos menores para que seja estudado de forma mais frequente e rápida através de smartphone e tablets. 
  • E-learning: trata-se da modalidade de ensino à distância, bastante útil para organizações com unidades espalhadas por diversos municípios, pois evita a necessidade de deslocamento de pessoal e até a pausa das atividades. Oferece ótimo custo-benefício e pode ser integrada às outras técnicas.

 

Por que a educação corporativa é importante para instituições de saúde?

Organizações inovadoras sabem que, para se manterem competitivas, não basta aperfeiçoar apenas tecnologias e processos. A inovação só é completa quando as pessoas também aprimoram ou desenvolvem novas habilidades. 

Quando isso se torna parte da cultura de uma clínica ou hospital, as vantagens competitivas são mantidas, os procedimentos realizados se tornam mais precisos e seguros e, principalmente, o atendimento ao paciente passa a ser ainda mais próximo e eficiente. Portanto, investir em educação corporativa é uma estratégia-chave para a sustentabilidade de uma instituição de saúde.

Mas apenas capacitar um colaborador não é suficiente para garantir o desenvolvimento contínuo. Uma educação empresarial genuína busca não somente disseminar um conhecimento, mas também mantê-lo. É aí que ganha importância uma outra estratégia: a gestão de conhecimento.

Soluções que estão transformando a área da saúde: Distrito e Pixeon se uniram para esclarecer o conceito de Hospital 4.0, explorar as tendências e o que é feito nesse setor. Confira neste material

Hospital 4.0

Gestão do conhecimento e educação corporativa: estratégias complementares

Enquanto a educação corporativa se compromete com o treinamento técnico e comportamental dos colaboradores para atender necessidades específicas da instituição — o que aumenta o seu know-how — a gestão do conhecimento valoriza o capital intelectual da empresa e promove a sua descentralização. Isso é essencial para a construção de conhecimento e torna o processo de aprendizagem mais simples.

Na prática significa que, se antes apenas um pequeno grupo de pessoas acumulava informações  e assumia a responsabilidade de compartilhá-las com os demais, com as estratégias de educação corporativa e de gestão de conhecimento atuando juntas, a informação torna-se conhecimento compartilhado com todos  que, assim, transformam-se em recursos mais produtivos para a instituição. 

Colaboradores e conhecimento são, portanto, um patrimônio corporativo, e é importante que eles sejam engajados durante as capacitações e treinamentos. Quando o colaborador se sente motivado e vê que a empresa está investindo em sua qualificação, ele certamente irá assumir as metas da instituição como um desafio profissional próprio. 

Despertar isso fortalece a relação empresa-funcionário e pode garantir a retenção de talentos, o que é fundamental para impulsionar o crescimento da organização.

 

Boas práticas para uma educação corporativa eficiente

As boas práticas para uma educação corporativa realmente eficiente começam ainda durante o seu planejamento. Sua instituição deve, primeiro, identificar quais são os principais problemas, dificuldades e novas demandas para então definir os objetivos da educação corporativa. 

Com isso definido, chega o momento de desenhar um plano de ações para atender as necessidades levantadas, considerando, sempre, as metas de negócio da sua organização.

Na etapa seguinte você deve escolher os conteúdos que serão trabalhados, a metodologia a ser aplicada e quais as técnicas mais adequadas para a capacitação.  

Conheça algumas boas práticas para promover a educação corporativa:

  • Entenda o que seu público alvo precisa: colaboradores de diferentes áreas têm necessidades profissionais distintas. Saiba o que cada um precisa aprender ou desenvolver para atuar naquela função. Cursos e capacitações abrangentes podem não ser suficientes.
  • Explore diferentes linguagens: as pessoas aprendem de formas diferentes, então é importante oferecer capacitações para atender todas as preferências, como vídeos, textos, áudio e exercícios.
  • Ofereça cursos on-line e presenciais: para muitas posições do seu quadro de funcionários, ministrar conteúdos on-line é efetivo, mas para outras — que desempenham mais funções operacionais, por exemplo — as aulas presenciais são mais eficientes. No entanto, não deixe de disponibilizar conteúdos on-line, pois são mais fáceis de compartilhar e consultar.
  • Monitore todo o processo: utilize soluções inteligentes para acompanhar e analisar os resultados ao longo da educação corporativa para conseguir encontrar pontos de melhorias para as próximas capacitações.

 

Educa Pixeon: pluralidade e dinamismo 

A Pixeon, uma das maiores empresas de tecnologia para a saúde do Brasil,  sabe da importância da educação corporativa para o sucesso dos negócios. Por isso, disponibilizamos para nossos funcionários uma plataforma de ensino completa: o Educa Pixeon. Seu principal objetivo é oferecer treinamentos inovadores, que atendam não só as necessidades da Pixeon, mas também as ambições profissionais de cada colaborador. 

Para compartilhar conhecimento com qualidade, a Pixeon analisou todas as pessoas-alvo da plataforma para compreender suas necessidades e estruturar conteúdos mais adequados. Consideramos, nesse processo, quais soft e hard skills deveríamos atender, com foco na performance e excelência do indivíduo.

Hoje, os conteúdos ministrados no Educa Pixeon contemplam diferentes níveis de formação e conhecimento e atendem a múltiplas linguagens. 

Nossos cursos são curtos e fluidos — em sua maioria disponíveis on-line a qualquer hora do dia — com diferentes tipos de informação para aumentar o engajamento das pessoas. Estas também têm autonomia total para acessar e se inscrever no portal, e também para emitir seu próprio certificado.

Valorizamos também a pluralidade, por isso contamos com instrutores de várias regiões do país para que todos tenham a oportunidade de compartilhar e conhecer diferentes abordagens.

Você conhece o conceito Saúde 5.0? Nós preparamos um material para abordar esse tema que muita diz respeito sobre a inovação no setor da saúde! Baixe agora mesmo e confira!

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários