COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

HapVida otimiza a maior Central de Laudos em cloud do Brasil com solução Pixeon

Por Pixeon em 6 de setembro de 2022

Empresa reduziu custo de impressão de imagem em 80% e tempo para laudar em 50%

Com o objetivo de otimizar o atendimento ao paciente e deixar sua Central de Laudos, que é considerada a maior central em cloud computing* do Brasil, ainda mais eficiente, a HapVida Saúde, uma das maiores operadoras de saúde do país, adotou o sistema PACS Aurora**, desenvolvido pela Pixeon. Com o software, a empresa conseguiu mais que dobrar o número de laudos com praticamente o mesmo número de pessoas na equipe e diminuiu os custos de impressão de imagens em 80%.

 

Essa melhoria ocorreu especialmente nos últimos onze anos, quando a HapVida estruturou sua Central de laudos para funcionar em um ambiente na nuvem e, desde então, a cada ano melhora exponencialmente a eficiência de seu serviço. O software auxilia os profissionais da saúde de 163 centros de diagnóstico por imagem da HapVida a laudar remotamente de qualquer lugar do mundo a qualquer momento do dia, melhorando assim o fluxo de trabalho ao tornar o processo muito mais simples e ágil no momento de disponibilização do exame para o paciente. “Temos a maior central em cloud do país, portanto, é muito comum um exame ser feito no Amazonas e o parecer de um radiologista poder ser dado de casa, no Rio Grande do Sul, por exemplo. A dependência do médico no local onde está o paciente se tornou mínima e isso é uma mudança extremamente relevante para nós”, explica David Zanotelli, diretor superintendente adjunto de TI e logística da HapVida Saúde.

 

Tecnicamente conhecida como “private cloud”, ambiente privado na nuvem desenvolvido por uma empresa para seu próprio uso, o datacenter da HapVida foi criado na matriz da instituição. Com a implementação do PACS Aurora da Pixeon foi possível oferecer acesso a todos os exames e seus resultados remotamente para o médico, criando assim a Central de laudos. Além da central principal, que possui dez estações, a HapVida possui mais 12 centrais por todo o Brasil.

 

A empresa começou a utilizar o sistema PACS Aurora há 14 anos, quando notou que, com o crescimento da instituição de forma rápida, necessitavam que o exame fosse disponibilizado com mais velocidade para os pacientes. A partir do momento que perceberam que a solução otimizava o atendimento de forma muito eficiente, a operadora fundou a Central de Laudos, há cinco anos, que também conta com a solução da Pixeon desde o início. Atualmente a central realiza mais de um milhão de exames mensalmente em mais de 200 equipamentos de diagnóstico por imagem, todos conectados ao PACS Aurora da Pixeon.

 

“Acreditamos no potencial da Pixeon como uma parceira de sucesso e longevidade e isso realmente aconteceu”, explica Zanotelli. A instituição conseguiu otimizar a obtenção de resultados de exames com praticamente o mesmo número de pessoas na equipe que possuía antes da instalação. “A empresa consegue entregar sistemas que suportam perfeitamente essa nossas necessidades e aspirações futuras”, finaliza. O HapVida apostou na solução do PACS Aurora mesmo tendo dentro de casa uma equipe preparada para desenvolver soluções específicas para a instituição. Atualmente, a entidade utiliza seus sistemas próprios nas mais diversas áreas, exceto na radiologia que tem obtido bons resultados com o PACS Aurora, desenvolvido pela Pixeon.

 

Pixeon Aurora Drive

 

O Aurora Drive realiza um gerenciamento eficiente com ferramentas que garantem a gestão do armazenamento e o controle da segurança das imagens médicas na nuvem; dando autonomia para o radiologista realizar o download das imagens médicas e com rápida consulta a exames anteriores.

 

O grupo já está em fase final de implantação da ferramenta. O grande objetivo é alcançar alta disponibilidade, escalabilidade, sustentabilidade e redução de custos com storages convencionais.

 

O Pixeon Arya pode ser configurado para abrir e manipular também exames armazenados em nuvem pelo Pixeon Aurora Drive. Dessa forma, o exame não será baixado em um servidor temporário, mas sim restaurado no servidor do PACS  Pixeon Aurora, possibilitando sua manipulação nas demais aplicações do PACS em alta performance.

Publicado originalmente em 05 de julho de 2016.

 

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *