COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

O que é CAD

Por Pixeon em 24 de fevereiro de 2014

cad-interfaceA sigla CAD vem do inglês Computer Aided Diagnostic, que se traduz em DAC – Diagnóstico assistido por computador. O CAD é um ferramental que realiza detecção de anomalias em exames de forma automatizada, suprindo insumos para o médico realizar diagnósticos mais rápidos e precisos. Este processo é feito através da análise de imagens médicas e a aplicação de técnicas de reconhecimento de padrões. Por exemplo, um CAD pulmonar analisa imagens de tomografia computadorizada identificando possíveis nódulos pulmonares, que dentre outras enfermidades, podem ser um tumor. Estes nódulos são apresentados ao médico para que este determine se são ou não merecedores de atenção especial.

 

A maior vantagem desse sistema para o médico é contar com um auxílio automatizado que pode lhe chamar atenção para algum nódulo que tenha lhe escapado à visão em primeira análise. Este tipo de sistema também já apresenta as anomalias junto a dados pré computados sobre as mesmas, tais como volume e esfericidade, os quais o médico levará em conta para realizar o diagnóstico. Isto diminui a quantidade de trabalho do médico, aumentando a segurança do diagnóstico e a velocidade de trabalho do médico.

 

Outras especialidades, além dos exames de pulmão podem ter CADs especialmente feitos para lhes auxiliar, tais como mamografia e outros exames que busquem quaisquer tipos de nódulos.

 

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe nos comentários abaixo.

 

Conheça também:

 

call-to-action-4tec

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

O que você deve saber sobre um sistema de gestão hospitalar

O que você deve saber sobre um sistema de gestão hospitalar

É comum que as instituições médicas estejam mais preocupadas com a aquisição de equipamentos para otimização de atendimento, procedimentos, etc. Porém, uma questão que nem sempre é levada em consideração é a necessidade primordial de um sistema de gestão hospitalar […]

A saúde do futuro está nos cuidados ao paciente

A saúde do futuro está nos cuidados ao paciente

A onda de especializações na área da medicina, como fisioterapeutas, neurologistas, cardiologistas, permite atender com mais profundidade determinados problemas e males. No entanto, o excesso de expertise acabou deixando um pouco de lado a humanização. Nesse sentido, a saúde do […]

Acompanhe a Pixeon. Leia mais notícias