COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Quais os principais indicadores de gestão que uma clínica deve acompanhar

Por Pixeon em 25 de setembro de 2014

, Quais os principais indicadores de gestão que uma clínica deve acompanharEm todos os segmentos do mercado, as empresas precisam estar atentas à sua administração para garantir o seu desenvolvimento. Na área da saúde não é diferente. Clínicas, laboratórios e hospitais devem otimizar seus recursos para aumentar o faturamento e melhorar o serviço prestado. Por isso, separamos para você os principais indicadores de gestão que uma clínica deve acompanhar para manter seu crescimento. O faturamento é o indicador inicial para avaliar o andamento de uma instituição. Com a utilização de sistemas de gestão, os diretores conseguem prever qual será o faturamento diário logo no início da jornada – quando o expediente é finalizado, o sistema faz a confirmação do valor de forma automática. No painel também são expostos os valores a receber, em 30, 45 e 60 dias por exemplo, e os custos de investimentos que foram feitos a longo prazo. Essa medida possibilita a tomada de decisões estratégicas ao longo do dia, como o cancelamento ou contratação de novos serviços.

Dentro dos indicadores de gestão, também é preciso analisar o valor médio dos exames entre os convênios. Nesse caso, a intenção é discutir novos valores a fim de aumentar o faturamento. Comparar os custos de diferentes locais e estipular um preço médio é uma boa forma de iniciar a negociação.

Outros indicadores de gestão ainda devem ser acompanhados, como é o caso do percentual de perda. O percentual de perda é calculado a partir do número de exames feitos mas que não são pagos pelo convênio por algum motivo, prática chamada de glosa. Nesse índice também entram os exames desmarcados ou os casos em que o paciente agenda o exame mas não comparece.

A avaliação de todos esses fatores feita de forma conjunta facilita o trabalho dos gestores e contribui para avaliar a situação da instituição. As análises devem ser realizadas periodicamente, comparando meses e anos anteriores, a fim de verificar quais ações foram eficazes e quais precisam ser melhoradas.

Você tem alguma pergunta? Deixe nos comentários abaixo.

Conheça também:

, Quais os principais indicadores de gestão que uma clínica deve acompanhar

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *