COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

A revolução da radiologia no Brasil: parceria Pixeon e Elsevier

Por Pixeon em 24 de maio de 2018

radiologia no Brasil, A revolução da radiologia no Brasil: parceria Pixeon e Elsevier

O conhecimento científico ao alcance de todos é, certamente, o melhor caminho para tomar decisões mais acertadas. O acesso a informações especializadas é um grande empoderador da adoção de práticas mais eficientes. Essa é a opinião de Robert Nieves, VP de Health Informatics for Clinical Solutions da Elsevier. A radiologia no Brasil, com isso, tende a evoluir cada vez mais. Segundo Nieves, numa era em que o smartphone permite que pacientes possam pesquisar sobre assuntos médicos – e encontrar referências com qualidades diferentes, é preciso estar preparado para esclarecer dúvidas variadas.

Outro grande ponto da revolução médica é a captação de dados e a sua transformação em informação. Quanto mais dados aplicados em Inteligência Artificial, por exemplo, mais crescerá a base de pesquisas. As ferramentas poderão se tornar mais preditivas e as ações mais rápidas. Utilizar a tecnologia para que a radiologia no Brasil se desenvolva é o mesmo que investir numa assistência ao paciente rápida, precisa e com alto grau de satisfação.

Nisso, o que chamamos de revolução da radiologia no Brasil está embasado justamente na possibilidade de obter informações de todos os locais do mundo, de diferentes especialistas, de forma intuitiva. Ou seja, sem precisar procurar externamente, consultar somente livros físicos ou ter que enfrentar buscas muito amplas em plataformas de pesquisa. A ideia é promover aos profissionais brasileiros a possibilidade de absorver e trocar informações, imagens, arquivos e todos os tipos de dados tão importantes para otimizar suas responsabilidades.

 

Radiologia no Brasil: o que esperar da parceria Pixeon e Elsevier?

 

A Elsevier pode ser definida como a maior fonte de pesquisa científica do mundo, baseada em evidências, na qual os radiologistas procuram imagens, dados, diagnósticos, entre outros. Diversos profissionais renomados publicam por lá. É um apoio importante em, por exemplo, diagnósticos complexos ou quando há alguma dúvida. Isso, dentro da ferramenta da Pixeon, será promovido como uma funcionalidade, sem precisar mudar de tela. As buscas podem ser feitas em português, por meio da escrita, ou até mesmo clicando em algum ponto da sua imagem. É possível encontrar casos similares e obter até três comparações ao mesmo tempo.

O STATdx, dentro do PACS da Pixeon, será completamente integrado. Para a radiologia no Brasil, é um avanço e tanto. Mais do que apoiar em decisões, poderá fazer com que o profissional busque conhecimentos que vão além de sua especialidade, servindo como fonte de estudo e/ou atualização. O objetivo do STATdx é ser uma solução de radiologia diferenciada para diagnósticos, como explica Claudia D. Toledo, Diretora de Clinical Solutions da Elsevier. E, o que faz com que tenha uma aceitação tão boa no segmento, é o fato de ser incrivelmente rápida e focada no que os médicos precisam. É fácil de entender e bastante intuitiva.

A diretoria da Elsevier destaca a importância de trazer as informações de forma fácil para todos, o que inclui o setor de radiologia no Brasil. Mas não se trata somente disso. Claudia faz um comparativo da evolução da tecnologia com a capacidade das pessoas de acompanhar tanto conhecimento gerado. A evolução da medicina só conseguirá ser apreendida pelos profissionais caso existam possibilidades tecnológicas que forneçam o apoio na medida necessária.

 

A contribuição prática da integração entre STATdx e Pixeon

 

Se existem protocolos dentro de um hospital com uma alta demanda de exames de imagem, sem dúvidas, a integração irá facilitar o diagnóstico e trazer ganhos expressivos em precisão. Sempre que precisar comparar com casos similares haverá uma base de apoio para garantir que o diagnóstico seja assertivo. Vai permitir que a radiologia no Brasil possa avançar no uso de telerradiologia com segurança e todas as respostas procuradas. De acordo com Claudia D. Toledo, é impossível desassociar a tecnologia com os resultados práticos na área da saúde.

 

As perspectivas para a radiologia no Brasil

 

Um dos temas tratados com a especialista da Elsevier foi sobre a visão do futuro da radiologia no Brasil. Nisso, há um contexto importante. Apesar de ser uma base global extremamente conhecida e de relevância comprovada, apenas há 4 anos que começou a ter uma visibilidade significativa no cenário brasileiro. Isso se deu por conta do alcance sem limites, pois abrange desde estudantes até profissionais de nível sênior. E, quanto mais pessoas conhecem e reconhecem, mais indicam e provocam o interesse de outras instituições e médicos.

Como a integração com o PACS acontece de forma bastante simples, em que se dá a captura da informação dentro da própria solução da Pixeon e, ali mesmo, se pode fazer a busca, a tendência é que não exista empecilhos para sua adoção. Pelo contrário, apenas benefícios: pesquisa em português de qualquer termo, centralização numa única plataforma, informações que aceleram e asseguram tomadas de decisão do radiologista, viabilidade de agregar ainda mais evidências científicas ao diagnóstico.

A radiologia no Brasil precisa de iniciativas como essa, que promovem inovação e conhecimento. Como se trata de um território tão extenso, com diversos níveis econômicos numa população imensa, tornar informações científicas de grandes especialistas de outros países acessíveis é um passo muito importante. Assim, independentemente de onde está o profissional, se numa capital ou numa cidade do interior, poderá usar os mesmos conceitos de radiologia que os demais estão usando em diferentes regiões ou, até mesmo, continentes. Por essa razão, iniciativas inovadoras, como a integração entre Pixeon e Elsevier traz uma reflexão: é imprescindível não só pensar à frente, mas agir à frente.

Quer saber mais sobre como funcionará a integração ou sobre o panorama da radiologia no Brasil? Deixe seu comentário!

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *