COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Software PACS: conheça os benefícios e funcionalidades

Por Equipe Pixeon em 17 de novembro de 2022

software PACS, Software PACS: conheça os benefícios e funcionalidades

O termo PACS se origina do inglês Picture Archiving and Communication System e significa Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens. O que um software PACS faz é otimizar a gestão no setor de radiologia por meio do armazenamento de imagens e informações cruciais para a definição dos diagnósticos.

Além disso, trabalhar com esse tipo de ferramenta é importante porque evita o acúmulo de informações “desencontradas” na instituição e facilita o acesso das equipes ao banco de dados centralizado. Isso é fundamental para impulsionar a produtividade e impedir falhas de comunicação entre os colaboradores.

Neste conteúdo, daremos mais detalhes sobre o software PACS, suas funcionalidades e benefícios. Falaremos também sobre a importância de escolher um fornecedor especializado ao contratar esse tipo de serviço, de modo a explorar ao máximo as vantagens do sistema e garantir a segurança de dados na instituição. Vamos lá!

 

Software PACS: inovação e eficiência

As tendências do mercado refletem o contexto da saúde 5.0, no qual recursos como telerradiologia, telelaudos e teleconsultas se consolidaram como forma de dar agilidade aos processos clínicos. A intenção é acelerar a entrega de resultados para o paciente e proporcionar uma experiência clínica mais satisfatória, aliando qualidade nos serviços prestados e economia de recursos hospitalares.

Como sabemos, a telerradiologia é regulamentada no Brasil por meio da Resolução CFM n° 1.890. O objetivo é aperfeiçoar a emissão de laudos e diagnósticos por imagem a partir da facilidade de acesso às informações clínicas por parte dos especialistas, em um sistema que opera em tempo integral: 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso favorece o processo de tomada de decisões, que ganha mais agilidade e acurácia.

Dispositivos como o software PACS permitem trabalhar com a telerradiologia da melhor maneira possível, acelerando a emissão dos resultados de exames e, ao mesmo tempo, garantindo a confiabilidade das informações devido ao armazenamento seguro no sistema. Tudo isso contribui de forma efetiva para processos clínicos mais eficientes e satisfatórios do ponto de vista da jornada do paciente.

O software PACS, portanto, representa inovação e eficiência no setor de saúde. Essa ferramenta inteligente otimiza por completo o fluxo de trabalho nas clínicas, aprimorando os diagnósticos, as emissões de laudo e o monitoramento das informações dos pacientes. Essas funcionalidades resultam em processos mais eficazes, ágeis e seguros tanto para os profissionais quanto para os pacientes.

Conheça as principais inovações nos laudos radiológicos trazidas pela implementação de um software PACS na instituição!

software PACS, Software PACS: conheça os benefícios e funcionalidades

 

Quais as funcionalidades do software PACS da Pixeon?

A Pixeon é especialista em soluções de tecnologia para saúde completas e integradas para tornar a jornada dos pacientes mais rápida e segura. O objetivo do software PACS da Pixeon é melhorar o dia a dia de todos os envolvidos nos processos de uma clínica de Radiologia. Esse sistema inteligente reúne uma série de recursos avançados voltados para a visualização, interpretação, armazenamento e distribuição de imagens.

Além disso, a ferramenta funciona de forma integrada a outros dispositivos específicos para radiologistas, como a Central de Laudos e a Biblioteca Virtual de Radiologia STATdx. Isso favorece o alinhamento entre os setores e dá suporte à jornada completa do paciente na clínica. A seguir, resumimos as funcionalidades do software PACS da Pixeon:

  • Acesso ao histórico dos pacientes: o recurso permite fazer comparações com exames anteriores para tornar os diagnósticos mais acurados;
  • Produção de laudos com reconhecimento de voz: o recurso transforma seu laudo ditado em documento transcrito, automaticamente, em tempo real;
  • Trabalho remoto, mas sempre integrado: as imagens podem ser acessadas pela internet, facilitando o acesso das equipes multidisciplinares às informações centralizadas e às múltiplas formas de visualização e medição;
  • Análise das imagens em tempo recorde: a ferramenta dispõe de funcionalidades como protocolos de visualização para todas as modalidades, o que resulta em maior agilidade na interpretação de exames;
  • Inteligência artificial no apoio ao diagnóstico: recursos como a marcação automática de vértebras agilizam o processo de laudo pelos médicos radiologistas;
  • Tecnologia móvel para uma experiência mais agradável: os médicos podem visualizar as imagens através de tablets e smartphones, mostrando os resultados aos pacientes a qualquer hora, em qualquer lugar.
  • Recursos avançados: medição de TA-GT, Ângulo de Cobb, curva cinética e cálculo de score de cálcio são alguns dos recursos presentes no no PACS da Pixeon.

Quer saber mais sobre as funcionalidades do PACS da Pixeon? Baixe nosso e-book gratuito e entenda como funciona a biblioteca virtual de radiologia integrada ao PACS!

software PACS, Software PACS: conheça os benefícios e funcionalidades

 

Benefícios do software PACS da Pixeon

Todas as funcionalidades do PACS que listamos acima resultam em maior produtividade da equipe médica aliada à segurança no diagnóstico. A seguir, daremos mais detalhes sobre esses benefícios.

 

Centraliza as informações clínicas

O software PACS da Pixeon impede que certos problemas corriqueiros aconteçam na instituição, como a perda de laudos. Além disso, como o armazenamento dos exames pode ser feito por meio digital, os médicos radiologistas poderão comparar os laudos anteriores sem que o paciente precise trazer em mãos o último exame realizado.

Essa possibilidade de comparação é essencial nas clínicas radiológicas, porque dá mais segurança e precisão aos diagnósticos, sendo especialmente útil nos quadros oncológicos, por exemplo. Outra vantagem do uso do PACS são os ganhos na relação médico-paciente, que consequentemente fica mais humanizada e aprofundada graças à compreensão completa e detalhada dos quadros clínicos.

 

Proporciona maior segurança de dados

A questão da segurança de dados é um dos maiores desafios nas instituições de saúde, considerando-se inclusive o enquadramento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Um sistema como o PACS possui funcionalidades específicas para garantir a conformidade com a lei, além de permitir a recuperação de documentos e informações importantes sem perder qualidade digital.

Outros recursos como o armazenamento em nuvem dentro do conceito de Long Tem Archive (LTA) também são de grande utilidade porque permitem arquivar exames antigos com pouca recorrência de acesso.

O PACS poderá ainda ser integrado ao sistema HIS/RIS para tornar a gestão de indicadores ainda mais estratégica. Por meio dessa integração é possível, por exemplo, incorporar dados demográficos do paciente, o que aumenta a confiabilidade do processo. Erros por inserções manuais de dados ou exames serão evitados, contribuindo também para a segurança dos resultados.

 

Favorece a produtividade das equipes

O software PACS da Pixeon contribui para a fluidez no ritmo de trabalho das equipes a partir de diversos recursos inteligentes, como a Central de Laudos em cloud (nuvem), que simplifica o processo de laudar os resultados. Também é possível definir múltiplas filas de trabalho conforme as especialidades e rotinas de cada radiologista.

Outra possibilidade é a definição de metas e listas de exames laudados em tempo real, o que auxilia no controle da produtividade das equipes médicas. A ferramenta faz ainda a ordenação automáticas dos resultados de acordo com as prioridades de entrega, garantindo assim a entrega rápida para os pacientes.

Caso a instituição de saúde tenha filiais, o software PACS da Pixeon centraliza a fila de trabalho de todas as unidades no mesmo sistema. Assim, as equipes poderão realizar laudos à distância, o que é fundamental para a agilidade nos processos clínicos e melhor aproveitamento do tempo operacional.

 

Economiza recursos na instituição

A economia de recursos é um grande pilar na utilização de sistemas inteligentes como o software PACS. O primeiro grande impacto econômico dessa ferramenta é na redução de custos com infraestrutura de TI. Como o sistema conta com diversos recursos avançados, em alguns casos é possível dispensar a aquisição de uma nova workstation.

A economia em termos de armazenamento também é significativa, devido à eliminação de filmes radiológicos e à impressão sob demanda, que pode ser feita apenas quando realmente for necessária. Outro ponto favorável quanto à redução de custos é a visão centralizada dos indicadores de faturamento, controle de estoque, compras, contas a pagar e a receber, entre outros aspectos relacionados à gestão orçamentária da instituição que podem ser feitas pelo RIS integrado ao PACS.

Todos esses recursos mostram porque vale a pena investir em um software PACS para aprimorar o fluxo de trabalho nas clínicas radiológicas. Contando com ferramentas especializadas, como o PACS da Pixeon, o gestor consegue otimizar o desempenho operacional de médicos e equipes, tanto nas atividades administrativas mais simples quanto nos momentos cruciais, como a visualização e interpretação de imagens e a produção de laudos.

Vale destacar ainda que as soluções da Pixeon são integráveis e você pode contratá-las individualmente ou em conjunto, de acordo com as necessidades da sua instituição.

Gostou da ideia? Entre em contato conosco e veja como otimizar a rotina na clínica radiológica desde o agendamento e realização de exames até a entrega de resultados!

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *