COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Tecnologia para reconhecimento de voz para laudos em radiologia

Por Pixeon em 27 de janeiro de 2014

hQuem já teve que transcrever uma hora de laudo gravado sabe o quanto esse tempo é precioso. Esse processo, assim como tantos outros, foi otimizado pela tecnologia, que permitiu a criação de uma ferramenta que tornasse possível o reconhecimento de voz para laudos em radiologia.

 

Antes de haver reconhecimento de voz, os desafios de fazer um laudo eram grandes. Era necessária toda uma equipe de digitadores que faziam a transcrição manual ouvindo a gravação. Esse processo poderia levar um longo tempo devido à qualidade do som, pois às vezes existiam problemas no áudio, como ruídos ou volume do microfone, que só eram percebidos depois da gravação ter sido reproduzida em um computador.

 

Foi a chegada do áudio digital em conjunto com a tecnologia que permitiu a automatização através do reconhecimento de voz para laudos em radiologia, funcionalidade que veio principalmente para reduzir o tempo de emissão de laudos. Com essa nova tecnologia, passa a ser desnecessária a equipe de digitadores que antes deveria fazer a transcrição do laudo, que posteriormente passa pela revisão do médico responsável. Os erros também são minimizados, pois a gravação vem em alta qualidade e o áudio passa a ser vinculado diretamente ao nome do paciente na plataforma, o que praticamente extingue a dificuldade que existia antes de entender o nome que era escrito na fita pelo próprio médico.

 

Com o reconhecimento de voz para laudos em radiologia, além de diminuir o tempo de transcrição de laudos, é possível reduzir em até 50% o custo mensal no setor de documentação de resultados. Outra vantagem é o armazenamento de laudos em áudio digital, que traz mais segurança e mostram uma boa aceitação dos médicos com novas tecnologias.

 

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Compartilhe nos comentários.

 

Conheça também:

webinar-rec

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

LGPD – Integridade, Privacidade e Inovação na Saúde

LGPD – Integridade, Privacidade e Inovação na Saúde

Um milésimo de segundo faz sim toda diferença nessa área. Agilidade, Inovação, Integridade e Privacidade, precisam estar em perfeita sintonia, focados no salvar vidas, aprimorar atendimento e transformar a saúde.   O Brasil está vivendo mais um marco legal, que […]

Como a gestão de custos hospitalares impacta na tomada de decisões

Como a gestão de custos hospitalares impacta na tomada de decisões

O gestor de uma instituição de saúde precisa ter em suas mãos a gestão de custos hospitalares de forma efetiva. A gestão de custos vai apontar os principais gargalos da instituição. Mais do que isso, a gestão de custos eficiente traz o questionamento: podemos fazer mais e melhor com os recursos que temos? É importante entender que a informação de custos pode ser aplicada como ferramenta de suporte à tomada de decisão gerencial e estratégica e não meramente como forma de controle e de cortes.

Acompanhe a Pixeon. Leia mais notícias