COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Como garantir o engajamento do paciente com tecnologia?

Por Pixeon em 21 de dezembro de 2023

Manter o engajamento do paciente é fundamental para o crescimento estratégico das instituições de saúde, pois isso estimula a fidelização e ajuda a fortalecer uma imagem positiva da clínica ou hospital.

Afinal, quando os pacientes estão engajados, isso significa que a jornada de atendimento está bem construída, desde a recepção até a entrega dos resultados finais de um exame, por exemplo.

Neste conteúdo, falaremos da importância de manter os pacientes engajados e como fazer isso com o auxílio de sistemas digitais que otimizam a rotina de trabalho. Vamos lá!

 

A importância de manter o paciente engajado 

O engajamento do paciente deve ser uma prioridade em qualquer instituição de saúde, tendo em vista que esse é um indicador da eficiência dos processos e da humanização das relações.

Isso porque um paciente não engajaria com a instituição se não sentisse confiança nos procedimentos e no atendimento que está recebendo. Portanto, além de reforçar o fator humano no relacionamento com o público, o engajamento dos pacientes induz à fidelização.

Afinal, se seu público fica satisfeito com o atendimento, é natural que recorra à mesma instituição quando precisar novamente do serviço de saúde. Isso sem falar na boa e velha propaganda boca a boca, que também ajuda a construir a credibilidade de uma organização.

Outro motivo para estimular o engajamento do paciente é a redução de custos ao evitar que o atendimento escale para níveis mais altos. Especialmente em hospitais, os custos inerentes ao tratamento dos pacientes com comorbidades em estágios iniciais são muito inferiores aos custos que envolvem internação e cirurgias, por exemplo. 

Em tempos de transformação digital e teleconsultas, a melhor maneira de garantir o engajamento do paciente é com o uso de sistemas digitais que favorecem a interação com seu público, otimizando o dia a dia dos colaboradores e estreitando relações entre os profissionais da saúde e os pacientes. Falaremos mais sobre isso no próximo tópico.

Aproveite e entenda como se deu a virada para a teleconsulta e veja tudo o que você precisa para adotar de vez esse modelo de atendimento!

 

4 estratégias para garantir o engajamento do paciente 

Vamos agora às boas práticas para aprofundar o relacionamento com seu público e garantir o engajamento.

1. Facilite o agendamento de consultas e procedimentos

O tempo dos pacientes é valioso, assim como o tempo dos profissionais da clínica ou hospital. Por isso, os sistemas inteligentes que otimizam os agendamentos se tornaram um item indispensável na rotina das instituições de saúde.

Com esse suporte tecnológico, o paciente consegue agendar consultas, exames, coleta domiciliar, vacinação, entre outros procedimentos online, por meio da interação com sites e aplicativos intuitivos e fáceis de usar, e até mesmo sem sair do WhatsApp. Assim, ninguém perde tempo aguardando em filas de espera telefônicas e não haverá o risco de falhas humanas como agendamentos de mais de um paciente no mesmo horário e com o mesmo profissional.

2. Envie lembretes de agendamentos

Além de fazer o agendamento inteligente, as ferramentas digitais também se encarregam de enviar automaticamente os lembretes das consultas aos pacientes. No caso dos exames, o sistema envia inclusive os procedimentos que devem ser feitos pelo paciente na preparação para o exame, de modo a mantê-lo engajado e na condição adequada para a realização do atendimento.

Dessa forma, evita-se um erro clássico que é o paciente chegar despreparado para o exame (sem o jejum necessário, por exemplo) e precisar remarcar o procedimento. Isso seria um desperdício de tempo tanto para as equipes de saúde quanto para o próprio paciente.

3. Disponibilize os resultados de exames online

Hoje em dia, a substituição da papelada pelos arquivos digitais vai além da praticidade para as partes envolvidas. Isso tem a ver também com uma questão ambiental de sustentabilidade e menos investimento em estrutura física para armazenamento de papel.

Instituições que trabalham com bons sistemas digitais conseguem disponibilizar todos os resultados de exames online, de um modo fácil, rápido e intuitivo.

Essa prática é muito vantajosa também no momento da consulta de retorno, pois assim as equipes de saúde conseguem acessar rapidamente o sistema para ver os resultados dos exames antigos e atuais, de modo a avaliar melhor a evolução do quadro clínico.

4. Tenha um bom sistema para teleconsulta

A teleconsulta também já se tornou uma prática recorrente na área da saúde, pois esse mecanismo ajuda a “encurtar distâncias” e otimiza o dia a dia dos profissionais da área. No entanto, para que as teleconsultas ocorram de forma adequada e sem abrir mão da eficiência, é necessário contar com um software especializado em atendimentos médicos remotos, de modo a evitar delays e outras falhas na segurança das informações.

Atualmente já é possível ter uma jornada do paciente 100% digital, compreendendo desde o primeiro contato para agendamento, passando pelo atendimento via teleconsulta, prescrição eletrônica e entrega online dos resultados de exames – inclusive imagens radiológicas. 

Lendo até aqui, já ficou claro que o uso da tecnologia é fundamental para manter o engajamento do paciente e garantir uma jornada clínica de excelência, aprofundando o relacionamento com o público e reforçando a credibilidade da instituição. Portanto, se você deseja investir na relação com seus pacientes, já sabe por onde começar.

Saiba mais sobre a experiência online dos pacientes e entenda como os sistemas digitais contribuem para uma jornada de atendimento completa.

 

 

Sobre a Pixeon  

Pixeon é a  empresa brasileira com o maior portfólio de softwares para o mercado de saúde. 

Nossas soluções atendem hospitais, clínicas, laboratórios e centros de diagnóstico por imagem, tanto em gestão (HIS, CIS, RIS e LIS), quanto no processo diagnóstico (PACS e Interfaceamento laboratorial), garantindo mais desempenho e gestão de alta performance em instituições de saúde. 

O software HIS/CIS para hospitais e clínicas, Pixeon Smart, é completo e integra toda a instituição em um só sistema, além de ser certificado no mais elevado nível de maturidade digital pela SBIS (Sociedade Brasileira de Informática em Saúde). 

Já são mais de 3 mil clientes no Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia e milhões de pacientes atendidos anualmente por meio das nossas plataformas.  

 Quer saber se as tecnologias da Pixeon fazem tudo que você sempre quis para o seu hospital ou clínica? Solicite um contato comercial e surpreenda-se com tudo que nosso sistema de gestão é capaz!

 

 

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *