COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Inovações no laudo radiológico para aumentar a produtividade

Por Paula Castilho e Najara dos Anjos em 11 de junho de 2019

A análise de imagens para a emissão do laudo radiológico exige o máximo de eficiência, velocidade e precisão. Para isso, é fundamental contar com ferramentas digitais avançadas que apoiam a realização de diferentes atividades, eliminando o retrabalho e reduzindo pequenas tarefas que geram grande impacto na produtividade final. Com o uso de sistemas digitais, por exemplo, é possível aperfeiçoar a análise dos exames, ampliando a velocidade na emissão do laudo radiológico e a segurança dos resultados.

laudo radiológico

Um exemplo de sistema utilizado em unidades radiológicas é a Central de Laudos, que reúne vários recursos para ampliar a organização dos fluxos de trabalho, o controle de dados e aperfeiçoar a gestão. O sistema viabiliza o acesso facilitado ao histórico completo do paciente e demais imagens do PACS. Com a Central de Laudos associada ao PACS, o radiologista também pode configurar o layout do sistema para a análise de exames, integrando vários recursos em uma mesma interface, otimizando o tempo e reduzindo cliques.

Além da Central de Laudos, para aprimorar ainda mais a emissão do laudo radiológico, ampliando a produtividade e a segurança dos resultados, os profissionais podem contar com outras ferramentas que apresentaremos a seguir. Confira!

Novos recursos para a emissão do laudo radiológico


O avanço da
transformação digital na saúde e a consolidação de novas tecnologias como a Inteligência Artificial, têm promovido várias mudanças na emissão dos laudos radiológicos, armazenamento e análise de imagens. Aqui no Blog da Pixeon, já falamos sobre vários recursos que têm facilitado as atividades dos médicos como o PACS e Biblioteca Virtual de Radiologia.

Mais do que tendências, esses novos recursos se tornam cada vez mais importantes para garantir o crescimento das unidades radiológicas, ampliando a produtividade dos profissionais, a velocidade na entrega dos resultados, a qualidade dos resultados e a credibilidade no mercado – tudo isso, de modo seguro e preciso.

Assim, para facilitar o laudo radiológico, é possível adotar uma série de novas ferramentas. Entre elas, destacamos:

  • Marcador automático de vértebras

    O marcador automático de vértebras funciona com um sistema de inteligência artificial, que auxilia o médico automaticamente a identificar a posição das vértebras nos exames, contrapondo o método tradicional (onde é necessário marcar manualmente cada vértebra). Essa ferramenta funciona integrada ao PACS auxiliando a localizar e marcar as vértebras no plano sagital. A partir dessa marcação é possível visualizar as vértebras nos planos axial e coronal. Com isso, há maior precisão e segurança na análise de exames da coluna vertebral em Tomografias Computadorizadas e Ressonâncias Magnéticas.
  • Download progressivo

    Um dos grandes desafios para a realização de laudos com rapidez, é o tempo de espera para baixar todas as imagens de um exame. Diversos problemas de instabilidade na rede e na própria velocidade da internet tornam esse processo lento, reduzindo a produtividade dos médicos radiologistas. Para mudar essa situação, um recurso importante é o sistema de download progressivo, que permite carregar e visualizar as imagens aos poucos – não sendo necessário aguardar o download de todos os arquivos para algumas funcionalidades que antes exigiam a totalidade das imagens da série, como realizar um MPR ou até mesmo o 3D.

    Com isso há maior eficiência na análise dos exames, otimizando o tempo e o trabalho dos radiologistas que podem fazer medições, marcações ou qualquer outra atividade, enquanto as demais imagens são carregadas. Essa ferramenta pode reduzir de 30% a 50% do tempo de download  para a visualização dos exames, ampliando a dinâmica do laudo nas unidades radiológicas e também nos acessos à distância. 

  • Reconstrução de imagens em 3D

    Outro recurso importante para a emissão do laudo radiológico com maior precisão e segurança é a ferramenta de reconstrução de imagens em 3D. Essa ferramenta permite ao médico gerar representações volumétricas do exame, para um detalhamento de uma fratura ou identificação de uma patologia, por exemplo. Com isso, o médico radiologista pode visualizar melhor o que está acontecendo, sendo possível enviar ao paciente e médico solicitante uma representação das imagens, anexando as imagens tridimensionais à documentação do exame.


O que vem por aí: o futuro dos laudos radiológicos

O desenvolvimento acelerado da Inteligência Artificial (IA) deve transformar ainda mais os processos de laudos radiológicos. Além das possibilidades e vantagens apresentadas anteriormente, com o uso de sistemas digitais avançados com IA será possível acompanhar a evolução de doenças como o câncer de modo totalmente automatizado. Isso também vale para a comparação de exames e pontos específicos, como no caso de cirurgias.

Hoje, o médico precisa analisar manualmente os exames, buscando os pontos anatômicos para avaliação. Com um sistema inteligente, por exemplo, esse processo é automatizado: o mapeamento, a mediação e a comparação de pontos específicos nos exames poderá ser realizado de modo automático, ampliando a segurança e a precisão das análises realizadas.

Quer conhecer outras inovações para emissão do laudo radiológico? Acesse os materiais abaixo e conheça outras ferramentas para otimização de processos radiológicos:

Biblioteca virtual de radiologia: conhecimento científico integrado ao PACS
Novidades em Radiologia: soluções cloud computing
Sistemas de entregas de exames on-line trazem mais eficiência ao mercado de saúde

Acompanhe também o nosso Blog e saiba as principais inovações do mercado para auxiliar os profissionais. Se tiver qualquer dúvida sobre as ferramentas apresentadas nesse artigo, entre em contato conosco.

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

Automação de processos no laboratório: tecnologias para o setor

Automação de processos no laboratório: tecnologias para o setor

A evolução e o surgimento de novas ferramentas digitais, acompanhadas da crescente necessidade de segurança e ampliação da qualidade do atendimento nos laboratórios, vêm impulsionando a automação de processos. Além de eliminar o retrabalho e atividades lentas das instituições, com […]

Acompanhe a Pixeon. Leia mais notícias