COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

O que é soroteca?

Por Pixeon em 12 de agosto de 2015

, O que é soroteca?Quando um paciente realiza qualquer tipo de exame que exige coleta, como urina ou sangue, as amostras são enviadas para a análise em equipamentos para gerar resultados. Ao término desse procedimento, alguns tipos de materiais precisam ser armazenados para futuras conferências ou estudos formando uma espécie de acervo com prazo de validade de de alguns dias ou semanas, dependendo do tipo de amostra. Esse armazenamento é chamado de soroteca e evita que o paciente precise refazer todas as etapas para um novo exame, caso necessário, por exemplo. Isso proporciona mais agilidade nos processos, evitando geração de novos custos e dando mais credibilidade às unidades laboratoriais.

 

No passado, o controle da soroteca era feito manualmente e não havia uma categorização das amostras. Isso, além de dificultar o trabalho dos bioquímicos, podia causar perda ou mistura de algumas amostras com outras, podendo gerar uma série de complicações em relação ao diagnóstico.

 

Clínicas modernas, que já adotaram sistemas de gestão que automatizam o controle de amostras da soroteca via software, podem usufruir de uma série de funcionalidades que ajudam no controle total desses materiais. São elas:

 

 Armazenamento – O armazenamento é feito por galeria. Os tubos podem ser organizados por racks (uma espécie de prateleira) identificados por cor, formato ou código de barras. Quando a amostra é coletada ela é classificada facilmente com os dados do paciente.

 

 Pesquisa – A pesquisa da amostra na soroteca é rápida. Basta informar os dados de atendimento do paciente que o sistema localiza a geladeira,  o rack e o número do posicionamento em que a amostra está armazenada. O sistema também indica quais procedimentos foram realizados com cada amostra, indicando quais ainda não foram realizados antes dos tubos serem novamente armazenados.

 

 Expurgo – O sistema consegue rastrear e gerar relatórios de quais amostras já não são adequadas para novos exames, informando quais itens precisam ser descartados, tornando o armazenamento eficiente.

 

O uso de um sistema de gestão para controlar a soroteca evita transtornos para laboratório e pacientes, pois permite localizar facilmente uma amostra, evitando que seja preciso chamar o paciente para colher novamente o material em caso de necessidade de repetir o exame.

 

Conheça também:

, O que é soroteca?

 

 

Sobre a Pixeon  

Somos a empresa brasileira com o maior portfólio de softwares para o mercado de saúde. 

Nossas soluções atendem laboratório, hospitais, clínicas e centros de diagnóstico por imagem, tanto em gestão (LIS, HIS, CIS e RIS), quanto no processo diagnóstico (Interfaceamento laboratorial e PACS para radiologia), garantindo mais desempenho e gestão de alta performance em instituições de saúde. 

Nosso sistema de gestão para medicina diagnóstica, Pixeon Korus, atende quase 2 milhões de pacientes e processa mais de 9 milhões de exames anualmente. 

Já são mais de 3 mil clientes no Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia que confiam nas nossas tecnologias.  

Ainda não sabe qual sistema escolher para o seu laboratório? Solicite um contato comercial e surpreenda-se com tudo que nosso sistema de gestão laboratorial é capaz! 

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Os comentários estão desativados.