COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Tendências para a gestão de laboratórios: como as novas tecnologias podem melhorar resultados e entregar melhores serviços

Por Pixeon em 12 de agosto de 2014

, Tendências para a gestão de laboratórios: como as novas tecnologias podem melhorar resultados e entregar melhores serviçosHá anos que a área da saúde vem sofrendo reformas para melhorar a qualidade do atendimento. As mudanças não dizem respeito somente aos hospitais e postos de saúde, mas também às instituições que dão apoio em exames, como é o caso dos laboratórios. A alta competitividade fez com que esses estabelecimentos também se atualizassem e reavaliassem sua gestão para se manterem no mercado. Diante do crescimento, alguns laboratórios optam por utilizar o Sistema de Informação para Laboratórios (LIS/Laboratory Information System) que é amplamente aplicado para a gestão de laboratórios.

Na área administrativa, os sistemas de gestão de laboratórios fornecem indicadores de desempenho e informações sobre a instituição com o objetivo de contribuir para a tomada de decisões estratégicas. Também é possível controlar contas e bancos e gerenciar estoques, lotes de insumos, entre outros.

A tecnologia também contribui para melhorar os serviços oferecidos aos pacientes, como a possibilidade de acessar os resultados dos exames pela internet e o armazenamento de todo histórico clínico do paciente. Além disso, o acesso aos resultados de exames online ainda reduz os custos de entrega de exames físicos e diminui a concentração de pessoas na recepção, já que não é necessário retornar ao laboratório para ter o resultado. Para o paciente, a tecnologia gera conforto e facilidade no dia a dia.

O relacionamento com o cliente também sofre melhoras com as soluções para a gestão de laboratórios que automatizam o envio de cartões de aniversários, por exemplo.

Além disso, o LIS também permite a comunicação entre laboratórios, facilitando a troca de informações entre laboratórios e apoio e apoiado. Essa prática é necessária, pois junto com o envio da amostra, os laboratórios precisam trocar dados sobre o cadastro do paciente. O sistema possibilita ainda fazer o acompanhamento do controle de repasse de valores entre os laboratórios, auxiliando o setor financeiro das instituições envolvidas.

Ficou com alguma dúvida? Compartilhe nos comentários abaixo.

Conheça também:

, Tendências para a gestão de laboratórios: como as novas tecnologias podem melhorar resultados e entregar melhores serviços

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Os comentários estão desativados.