COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Tendências para a gestão de laboratórios: como as novas tecnologias podem melhorar resultados e entregar melhores serviços

Por Pixeon em 12 de agosto de 2014

gestão laboratorialHá anos que a área da saúde vem sofrendo reformas para melhorar a qualidade do atendimento. As mudanças não dizem respeito somente aos hospitais e postos de saúde, mas também às instituições que dão apoio em exames, como é o caso dos laboratórios. A alta competitividade fez com que esses estabelecimentos também se atualizassem e reavaliassem sua gestão para se manterem no mercado. Diante do crescimento, alguns laboratórios optam por utilizar o Sistema de Informação para Laboratórios (LIS/Laboratory Information System) que é amplamente aplicado para a gestão de laboratórios.

 

Na área administrativa, os sistemas de gestão de laboratórios fornecem indicadores de desempenho e informações sobre a instituição com o objetivo de contribuir para a tomada de decisões estratégicas. Também é possível controlar contas e bancos e gerenciar estoques, lotes de insumos, entre outros.

 

A tecnologia também contribui para melhorar os serviços oferecidos aos pacientes, como a possibilidade de acessar os resultados dos exames pela internet e o armazenamento de todo histórico clínico do paciente. Além disso, o acesso aos resultados de exames online ainda reduz os custos de entrega de exames físicos e diminui a concentração de pessoas na recepção, já que não é necessário retornar ao laboratório para ter o resultado. Para o paciente, a tecnologia gera conforto e facilidade no dia a dia.

 

O relacionamento com o cliente também sofre melhoras com as soluções para a gestão de laboratórios que automatizam o envio de cartões de aniversários, por exemplo.

 

Além disso, o LIS também permite a comunicação entre laboratórios, facilitando a troca de informações entre laboratórios e apoio e apoiado. Essa prática é necessária, pois junto com o envio da amostra, os laboratórios precisam trocar dados sobre o cadastro do paciente. O sistema possibilita ainda fazer o acompanhamento do controle de repasse de valores entre os laboratórios, auxiliando o setor financeiro das instituições envolvidas.

 

Ficou com alguma dúvida? Compartilhe nos comentários abaixo.

 

Conheça também:

 

produtividade clínica de diagnóstico por imagem

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Os comentários estão desativados.

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

Como potencializar a administração da farmácia hospitalar

Como potencializar a administração da farmácia hospitalar

O hospital tem áreas de extrema importância para que sua rotina transcorra sem problemas. Uma das áreas mais importantes no tratamento dos pacientes é a farmácia. Administrar a farmácia é uma tarefa crucial, que precisa estar sempre bem organizada e, por isso, a melhor opção é utilizar integrar o sistema de gestão da farmácia e o sistema geral do hospital.

Benchmarking dos indicadores de desempenho laboratorial

Benchmarking dos indicadores de desempenho laboratorial

O termo benchmarking vem do inglês benchmark e significa “marco de referência”. No segmento de laboratórios, trata-se do processo que as organizações buscam outras instituições para comparar e aprimorar resultados, a partir de indicadores de desempenho laboratorial. A prática existe […]

O impacto das novas tecnologias nos laboratórios de análises clínicas

O impacto das novas tecnologias nos laboratórios de análises clínicas

A transformação digital tem impulsionado o desenvolvimento de novas práticas para gestão e a realização de exames. A inclusão de inovações tecnológicas na saúde torna possível aumentar a eficiência dos processos clínicos, ampliar a produtividade, e reduzir os desperdícios de […]

Acompanhe a Pixeon. Leia mais notícias