COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

5 dicas para aperfeiçoar o atendimento médico

Por Equipe Pixeon em 16 de fevereiro de 2022

atendimento médico, 5 dicas para aperfeiçoar o atendimento médico

Quando uma pessoa resolve procurar uma clínica, alguns fatores são determinantes para definir essa escolha. Além da própria facilidade em encontrar informações sobre a instituição — o que geralmente é feito pela internet —, serviços relacionados ao atendimento médico também são considerados, como o modo de realizar o agendamento e o tempo de espera nas diversas etapas da jornada do paciente.

Assim, para otimizar o atendimento aos seus pacientes — hoje mais interessados numa experiência digital —, gestores inovadores estão investindo em tecnologias, uma medida que tem se revelado fundamental para a sustentabilidade das instituições.

Para ajudá-lo a aperfeiçoar o seu atendimento médico e, com isso, atrair e fidelizar pacientes, listamos 5 dicas neste post. Confira!

Otimize a experiência do paciente para atrair mais pessoas: saiba como encantar e fidelizar o seu público.

 

Tecnologia na saúde: a jornada do paciente agora é digital

A transformação digital alcançou também o setor da saúde, para o bem de profissionais, gestores e pacientes. Diferentes tecnologias estão sendo incorporadas em todos os setores das instituições, e não apenas no apoio às atividades e processos internos. O atendimento médico também está mais inovador, sendo a teleconsulta um exemplo desse movimento. 

Mas a adoção de tecnologias não tem somente uma razão produtiva. Todos nós estamos usufruindo mais de serviços on-line, afinal, há muitas vantagens nisso. Além da praticidade, é possível reduzir as atividades burocráticas e operacionais, como o preenchimento de formulários de papel. As clínicas que só contam com agendamento por telefone, por exemplo, estão em desvantagem em relação àquelas que oferecem pela internet.

Dessa forma, para melhorar seu atendimento médico, é preciso estruturar uma jornada digital do paciente, o que significa implantar sistemas digitais em todas as suas etapas. Essa é a melhor estratégia para aumentar a satisfação do paciente na sua clínica.

Sua instituição ainda não é inovadora? Confira 7 dicas para tornar sua clínica digital

 

5 dicas para melhorar seu atendimento médico

Para manter a competitividade, as instituições de saúde precisam colocar a experiência dos seus pacientes no centro de suas estratégicas. Investir em tecnologias no atendimento médico é uma maneira de se adequar a esse novo cenário e demonstrar o seu compromisso com o cuidado às pessoas.

Confira 5 dicas para melhorar o seu atendimento:

 

1. Ofereça um auto-atendimento intuitivo, ágil e preciso

Para uma jornada digital do paciente atingir todo o seu potencial, invista em soluções eficientes. É necessário garantir, por exemplo, que o paciente insira com precisão seus dados durante o agendamento para, assim, ter mais agilidade em todas as demais etapas. 

Conte com ferramentas intuitivas de auto-atendimento — como Agendamento Web, ChatBot com Inteligência Artificial (IA) e Check-In na Recepção — para proporcionar mais praticidade ao paciente.

 

2. Aposte na omnicanalidade

Omnicanalidade se refere a uma estratégia de relacionamento que prevê o uso de todos os canais possíveis. O seu paciente, portanto, deve ter à sua disposição diferentes opções para escolher, como telefone, ChatBot ou aplicativo de mensagens instantâneas. 

É essencial que o atendimento seja coeso e a linguagem e as informações padronizadas. O horário de funcionamento de cada canal deve estar claro para o paciente, que também deve ser informado sobre o encerramento de um atendimento e as alternativas de contato.

 

3. Facilite reagendamentos e cancelamentos

Uma jornada digital inteligente é aquela com capacidade para responder rapidamente a eventuais imprevistos, sejam estes internos ou dos próprios pacientes. Operações como reagendamento e cancelamento de consultas e procedimentos devem ser, portanto, facilitadas. 

Soluções digitais podem, por exemplo, antecipar a consulta de uma pessoa ao detectar o cancelamento de outra. Assim, garante-se o preenchimento da agenda e a satisfação do paciente.

 

4. Invista em inteligência de dados e reduza o uso de papel

Uma das vantagens da tecnologia na gestão da saúde é a redução das atividades manuais e repetitivas. Se o agendamento é on-line, seu recepcionista não terá que solicitar informações já inseridas pelo seu paciente, certo? Tampouco o médico irá repetir as mesmas perguntas, pois o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) permite armazenar os dados do atendimento. 

Todos esses processos contribuem também para a redução do uso de papel, o que eleva a segurança dos dados.

 

5. Garanta a pontualidade

A inteligência de dados também irá ajudá-lo a mensurar o tempo médio de cada consulta e procedimento, o que pode variar de acordo com a especialidade médica e o perfil do paciente. Com esses dados, você pode garantir mais facilmente a pontualidade para não deixar seu paciente esperar em nenhuma etapa da jornada. Isso também ajuda a aumentar a eficiência e a produtividade dos seus colaboradores.

Todas essas ações devem estar registradas em um sistema de gestão de qualidade, que gere indicadores para apoiar a melhoria contínua do seu atendimento médico.  

Você sabe o que muda no fluxo de atendimento com as teleconsultas? Preparamos um material exclusivo sobre isso. Baixe agora mesmo!

5 dicas para aperfeiçoar o atendimento médico

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *