COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

10 dicas para aumentar a visibilidade do médico na internet

Por Pixeon e Boa Consulta em 23 de setembro de 2021

medico na internet

Hoje, com o novo comportamento do paciente digital, que busca informações na web antes de se decidir por qualquer serviço, é indispensável ter um trabalho de planejamento para garantir a visibilidade do médico na internet. Afinal, é por esse meio que os pacientes chegam até a clínica e, antes disso, é preciso ter atrativos suficientes para que ele opte pela instituição.

Isso significa oferecer conteúdo de qualidade, que entregue informações relevantes para o público e responda as questões dele, além de demonstrar presença e credibilidade, atributos essenciais para que o paciente confie no profissional e se sinta seguro para procurá-lo, seja para uma consulta ou um procedimento. 

Mas não apenas isso. Para que o profissional se torne uma referência on-line, é preciso criar um relacionamento de proximidade com os pacientes e potenciais pacientes, aproveitando o espaço da internet. Neste artigo, listamos 10 sugestões de marketing, seguindo as normas do Conselho Federal de Medicina, para conseguir destaque para o médico na internet. Confira!

 

Médico na internet: como construir autoridade e ganhar visibilidade?

Acompanhe essas 10 dicas de marketing digital que podem ser implementadas por um médico ou outro profissional de saúde para aumentar a visibilidade on-line e, assim, atrair mais pacientes para a clínica.

 

1. Seja facilmente encontrado pelo Google

Quando falamos em presença digital, uma das estratégias principais é que o profissional seja encontrado pelo Google. Ou seja, se o paciente faz uma busca no Google, por exemplo, com “especialidade médica + nome da cidade”, o médico deve ser encontrado.

Para alcançar um bom posicionamento, é preciso se certificar de que o site pode ser facilmente lido pelos motores de busca. Para isso, é importante que o conteúdo publicado seja direcionado. Por exemplo, o site deve mencionar especificamente quem é o médico, qual é a sua especialidade, onde ele atende, quais convênios atende, entre outras informações.

Essas informações devem estar no texto, nas tags de título e tags de cabeçalho, por exemplo. Considere usar serviços como o Google Trends para identificar quais são as palavras que os pacientes usam para encontrar serviços médicos e de saúde. Essas informações podem ser úteis para decidir quais palavras devem ser usadas no site.

Portanto, ser listado com precisão no principal mecanismo de busca é crucial para a visibilidade do médico na internet. Para isso, é preciso investir em um bom site e ter informações publicadas em outras plataformas e redes sociais.

 

2. Tenha avaliações positivas no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é o site de reputação on-line mais usado por consumidores em buscas de estabelecimentos locais. Sendo assim,  ter avaliações positivas dos pacientes é uma forma eficiente de ganhar credibilidade para que outros pacientes procurem a clínica.

A gestão das avaliações do Google deve fazer parte das estratégias da clínica para manter e otimizar a reputação do médico na internet, uma vez que isso impacta fortemente na atração de novos pacientes e nas suas decisões. Para se ter uma ideia, 57% dos consumidores não confiam em estabelecimentos abaixo de 4 estrelas.

Portanto, é fundamental cuidar da qualidade do atendimento para sempre melhorar a classificação no Google e atrair mais clientes para a clínica.

 

3. Faça publicações de referência

Pacientes criteriosos costumam buscar informações mais aprofundadas sobre o médico na internet, como artigos que ele tenha publicado, palestras que tenha ministrado, matérias em que tenha sido entrevistado, atuação acadêmica, entre outras.

Por isso, além de presença nas redes sociais e um bom site, é fundamental que o médico também seja encontrado em portais da área da saúde, publicações de universidades, livros etc. Tudo isso contribui para a construção de autoridade do médico na internet.

 

4. Tenha um perfil no BoaConsulta

Profissionais da saúde podem ter um perfil médico na internet por meio de plataformas como o BoaConsulta para aumentar a visibilidade da clínica.

Ao acessar o perfil profissional na plataforma, o paciente tem acesso a várias informações do médico, como especialidade e convênios médicos pelos quais atende. Além disso, é possível até mesmo agendar uma teleconsulta.

O maior benefício de cadastrar o perfil do médico no BoaConsulta é que ele será visualizado por um grande número de pessoas, criando credibilidade instantânea e atraindo mais pacientes para a clínica.

 

5. Adicione uma página de depoimentos no seu site

Além de contar com as avaliações do Google Meu Negócio, tenha no site da clínica uma página de depoimentos dos pacientes.

Para isso, é preciso cumprir determinadas orientações atribuídas pelas associações profissionais. Portanto, antes de usar os depoimentos dos pacientes, verifique se não há nenhum impedimento legal para fazê-lo.

Uma página de depoimentos que contenha informações úteis para os pacientes e comentários positivos sobre a experiência com a instituição pode adicionar autoridade e credibilidade instantâneas à clínica.

 

6. Seja ativo nas mídias sociais

Para a maioria dos profissionais da saúde, as plataformas de mídia social mais importantes são o Facebook, o Twitter e o Instagram. Essas redes oferecem a possibilidade de compartilhar conteúdo e manter relações contínuas com os pacientes.

No entanto, isso pode ser um processo demorado. Para agilizar as postagens nas redes sociais, é recomendado usar ferramentas como o Buffer, que permitem agendar publicações, além de definir o horário e a frequência das postagens.

Mostre nas redes sociais que a clínica é profissional e trabalha com o propósito de oferecer um bom atendimento. Essa é uma excelente oportunidade de aproximar a clínica ao paciente.

 

7. Faça parcerias para aumentar a visibilidade

Uma das maneiras mais simples de obter uma boa atração para o site do médico na internet é fazendo parcerias com outros profissionais na produção de conteúdo.

Por exemplo, é possível um dentista escrever um artigo em conjunto com um neurologista sobre a relação entre a mastigação e as dores de cabeça. O mesmo vale para um ortopedista que pode produzir conteúdo junto de um fisioterapeuta sobre a importância de unir as duas especialidades.

Uma estratégia bastante utilizada atualmente são as lives, realizadas em parceria com outros profissionais respondendo a dúvidas de pacientes, por exemplo.

Além disso, pode ser muito útil para a clínica criar promoções cruzadas, o que beneficia igualmente a todos os envolvidos.

 

8. Tenha um site responsivo

Para mais visibilidade do médico na internet, o site deve ser responsivo, já que é por meio do smartphone que o paciente digital mais busca informações médicas e de saúde.

Portanto, é importante que o site ofereça uma boa experiência de navegação em qualquer dispositivo, o que é conhecido como “design móvel responsivo”. Isso significa que o site será fácil de visualizar e simples para o usuário encontrar o que busca, o que torna mais provável que potenciais pacientes entrem em contato.

 

9. Foque no visual

Quando um paciente está procurando por serviços de um médico na internet, ele deseja ver fotos e imagens bonitas e que chamem a sua atenção.

Por exemplo, o paciente quer ver imagens do profissional e de seus serviços médicos, fotos do lado externo das instalações para que possa reconhecê-la, foto do interior do consultório para ter uma ideia do que encontrará ao chegar etc.

Portanto, é fundamental que o médico seja criativo, mostre a sua personalidade e a sua singularidade e por que é o profissional que o paciente está procurando.

 

10. Escreva em sites como convidado

É importante que o médico tenha conteúdos relevantes publicados em sites relacionados à sua área de atuação ou em sites que gerem autoridade. O benefício principal é aumentar o tráfego do site, mas também pode ajudar a estabelecê-lo como uma autoridade on-line.

O médico pode se oferecer para escrever artigos para o blog de empresas com as quais se relaciona e convidar profissionais para escrever conteúdos para o seu site. Essa iniciativa pode ajudar o site a ter mais visitas à medida que o convidado compartilhar o conteúdo. Isso pode melhorar potencialmente o ranking da página nos mecanismos de pesquisa.

É importante que o médico se mostre como pessoa e que não seja apenas a clínica que se relacione de forma distante com os pacientes. É preciso ser autêntico, gerenciar as interações e usar a internet para atrair mais pacientes para a clínica.

E, então, qual dessas dicas para um médico na internet você ainda não está seguindo? Quer inovar ainda mais e passar a oferecer consultas on-line? Entenda como funcionam as teleconsultas acessando o material:

 

Teleconsulta Pixeon: sistema completo para o atendimento a distância com segurança

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários