COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Por que fazer a digitalização de documentos na sua clínica

Por Equipe Pixeon em 19 de janeiro de 2022

Por que fazer a digitalização de documentos na sua clínica

Priorizar a experiência do cliente tem se tornado fundamental para empresas, de todos os setores, se manterem competitivas no mercado. E isso requer, em grande medida, o investimento na transformação paperless, isto é, na implantação de novas tecnologias para permitir o acesso a produtos e serviços de forma on-line. Na saúde, a perspectiva é a mesma. Hospitais, laboratórios e clínicas precisam oferecer uma jornada digital do paciente para garantir seus negócios. Um dos primeiros passos para promover isso é empreender a digitalização de documentos.

Neste post, entenda a importância da tecnologia para a sustentabilidade das instituições de saúde. Acompanhe!

Entenda o setor da saúde do futuro >> Saúde 5.0: vantagens, aplicações e tecnologias essenciais.

Por que fazer a digitalização de documentos na sua clínica

 

Digitalização de documentos na saúde: a experiência do paciente em primeiro lugar

Devido ao crescimento acelerado das interações on-line, as empresas que desejam se manter no mercado precisam centralizar suas ações na experiência do cliente para atender suas novas expectativas. E uma das principais demandas é exatamente oferecer jornadas digitais. O Relatório Zendesk de Tendências da Experiência do Cliente para 2021 fornece alguns dados interessantes:

 

  • 75% das pessoas estão dispostas a gastar mais em organizações que proporcionam uma boa experiência do cliente;
  • 50% mudaria para um concorrente após uma experiência ruim;
  • 65% dos clientes desejam comprar de empresas que oferecem transações on-line rápidas e fáceis.

 

Toda essa onda digital e mudança de comportamento revela a dimensão do acesso à internet. No Brasil, 83% dos domicílios contam com acesso à rede mundial de computadores — segundo pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).

Não é por acaso, portanto, que gestores estão priorizando a experiência digital para se engajarem com seus clientes. Serviços de saúde on-line são oferecidos por 21% das PMEs, 27% das organizações de médio porte e 24% das grandes instituições. 

Confira um material sobre tendências em saúde: conheça as soluções que estão transformando o setor.

 

Digitalizar documentos: primeiro passo para oferecer uma jornada digital

Se as pessoas estão utilizando mais recursos digitais no dia a dia e valorizando uma boa experiência de atendimento, clínicas precisam investir em tecnologias para oferecer uma jornada digital do paciente. Essa jornada, no entanto, precisa ser totalmente on-line, desde o agendamento até o acesso a laudos e resultados de exames — incluindo a teleconsulta.

Portanto, as instituições que não utilizarem sistemas digitais correm o risco de perder espaço no mercado, tendo dificuldades para atrair e fidelizar seu público. Mas o primeiro passo é digitalizar documentos. Mesmo as especialidades que ainda dependem de arquivos em papel já podem se beneficiar de softwares específicos para digitalização. Assim, todos os dados ficam armazenados numa plataforma digital. 

A medicina diagnóstica, por exemplo, pode contar com o apoio do PACS no processo de avaliação de exames e definição de diagnóstico dos pacientes. A solução permite o acesso ao histórico dos pacientes e às imagens dos exames pela internet — através de qualquer dispositivo —, conta com protocolos de visualização e ferramentas para agilizar a interpretação de imagens e até reconhecimento de voz para otimizar o laudo, transcrito em tempo real de forma automática.

Leia também: 7 dicas para tornar a sua clínica digital

 

Principais benefícios da digitalização de documentos

A digitalização de documentos pode contribuir para o fortalecimento da credibilidade da sua clínica, pois um dos seus principais objetivos é oferecer uma melhor experiência ao paciente, através de um atendimento mais humanizado e eficiente. Mas também há ganhos para as instituições, que podem otimizar recursos e aumentar suas receitas.

 

Atendimento mais ágil

As informações são centralizadas, organizadas e acessadas com mais facilidade em um único sistema. O médico pode acessar os dados do paciente no PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente) e sua clínica consegue autorizar serviços por convênio e emitir NFs de forma mais fácil.

 

Redução dos erros

A digitalização de documentos reduz a necessidade de digitar dados mais de uma vez, o que diminui a ocorrência de erros. Os sistemas digitais também emitem alertas ao detectar, por exemplo, interações medicamentosas, impedindo a administração de remédios nocivos a um paciente.

 

Mais controle financeiro e redução de custos

Você pode controlar melhor seus pagamentos recebidos e ainda diminuir custos, através, por exemplo, da análise da ociosidade de salas, equipamentos e profissionais e da redução do uso de papel. As glosas são, assim, minimizadas e você pode receber alertas para evitar desperdício na gestão de recursos.

 

Visualização ampla e estratégica de processos

Contar com sistemas eficientes de gestão permite que os gestores visualizem seus processos internos para que, assim, possam empreender melhorias e avaliar a tomada de decisões estratégias para os negócios.

Acesse o material “Paperless na saúde: tecnologias para eliminar o papel” e saiba como reduzir custos digitalizando sua instituição. 

Por que fazer a digitalização de documentos na sua clínica

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *