COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Como otimizar a recepção de clínica odontológica

Por Pixeon e Boa Consulta em 13 de janeiro de 2022

Um paciente sempre espera ser bem atendido quando busca um profissional de saúde. E, para oferecer qualidade, é preciso começar pela recepção da clínica odontológica. Ou seja, desde o primeiro contato com a clínica, o paciente precisa sentir que há organização, agilidade e eficiência.

Hoje, são muitas as possibilidades de garantir um atendimento que realmente encante o paciente e torná-lo fiel à clínica. Soluções tecnológicas são lançadas constantemente em busca de ajudar as instituições nessa questão.

Neste artigo, apresentamos algumas delas para que você conheça e saiba o que é possível implementar para otimizar a recepção da clínica odontológica e melhorar o atendimento aos pacientes.

Leia também: Jornada do paciente: o que muda no fluxo de atendimento com as teleconsultas

 

Quais processos podem ser otimizados na recepção da clínica odontológica?

A seguir, confira algumas possibilidades que as plataformas digitais podem oferecer para a otimização da recepção da clínica odontológica.

 

Agendamento de consultas e procedimentos

O agendamento é o primeiro contato que o paciente tem com a recepção da clínica odontológica. Por isso, é essencial que seja realizado de forma eficiente para que ele já tenha uma boa impressão da instituição.

Por meio do agendamento on-line, o paciente tem acesso à agenda dos profissionais da clínica odontológica e pode escolher o horário que for mais interessante para ele, sem que, para isso, tenha que entrar em contato em horário comercial. Ele pode fazer isso a qualquer hora e de qualquer lugar com facilidade.

Utilizando uma agenda eletrônica, os recepcionistas podem gerenciar as consultas e os procedimentos de qualquer dispositivo (computadores, notebooks ou dispositivos móveis) de forma rápida e prática, bastando que tenham acesso à internet.

A lista de pacientes fica centralizada em um único lugar e, por isso, são minimizadas as chances de erros, como pacientes agendados no mesmo horário ou horários vagos por engano.

 

Confirmação de agendamentos

Um bom sistema tecnológico também traz facilidades para o processo de confirmação de agendamentos. Os pacientes podem receber um lembrete de forma automática por e-mail ou SMS, sem a necessidade de fazer contato telefônico.

Dessa maneira, o paciente pode retornar caso precise cancelar ou reagendar a consulta, permitindo que a clínica agende outro paciente naquele horário e evite as perdas por no-show (quando o paciente não comparece sem avisar).

 

Remanejamento de horários

Quando um agendamento é remanejado, a agenda como um todo é atualizada de maneira rápida e simples por meio do sistema digital. Ou seja, a clínica odontológica ganha um gerenciamento muito mais eficiente.

 

Organização de agenda dos profissionais

As soluções tecnológicas também permitem gerenciar rotinas de atendimento, bem como realizar bloqueios pontuais para férias, pausas ou feriados. Tudo de forma fácil, ágil e on-line, sem a necessidade de papéis, planilhas ou programas instalados localmente nas máquinas.

 

Registros e análises a partir de relatórios específicos

Com uma boa plataforma de gestão e divulgação de profissionais, como o BoaConsulta, é possível obter relatórios para monitorar as atividades da clínica e ajudar nas tomadas de decisões.

Além desses relatórios, por meio do módulo financeiro, os gestores podem registrar seus gastos e recebimentos.

No dashboard, é possível acompanhar o desempenho dos profissionais divulgados no mês vigente e itens como avaliações recebidas pelo profissional, quantidade de consultas solicitadas, número de visitas de perfil etc.

Leia também: [E-book] Saúde 5.0: vantagens, aplicações e tecnologias essenciais

 

Quais benefícios podem ser obtidos a partir do uso de soluções digitais?

Utilizando uma boa plataforma, o gestor da clínica odontológica consegue ter praticidade em suas rotinas com ferramentas como agenda digital, prontuários e listas de pacientes.

Além disso, é possível gerar relatórios de fácil entendimento que podem auxiliar na tomada de decisões em um âmbito mais gerencial e tudo de forma íntegra e segura, já que os dados estão armazenados em nuvem e resguardados pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Portanto, uma solução tecnológica, como a do BoaConsulta, que permite uma melhor gestão, é essencial para a otimização de tarefas no dia a dia da recepção da clínica odontológica, proporcionando:

 

  • otimização de tempo;
  • redução de custos;
  • minimização de erros;
  • segurança de dados;
  • melhor atendimento ao paciente;
  • entre outras vantagens.

 

Saiba como utilizar o agendamento on-line como estratégia de marketing para sua clínica. Acesse gratuitamente!

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários