COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

A importância de controlar validades e lotes dos insumos no estoque da sua clínica

Por Pixeon em 1 de agosto de 2014

controle de estoqueMedicamentos e outros insumos utilizados para realização de exames, como contraste, são altamente perecíveis e precisam de atenção especial quanto a data de vencimento. Nesse cenário, é fundamental controlar validades e lotes nos estoques das clínicas e hospitais.

 

Com um sistema de gestão, fica mais fácil e rápido controlar validades e lotes dos insumos. É possível saber exatamente de qual fornecedor o produto foi adquirido e quem o retirou do almoxarifado. O sistema avisa se algum insumo está acabando, chamado de estoque mínimo, ajudando a monitorar a movimentação no estoque, para que nenhum produto fique em falta ou permaneça armazenado com a validade vencida.

 

Também são emitidos alertas para o dia e horário que será utilizado determinado produto, a fim de evitar que o insumo esteja em falta no estoque quando for necessária a sua utilização. Na verdade, no momento em que o produto é retirado do almoxarifado, o sistema já computa a sua saída, mesmo que o exame só esteja marcado para daqui a cinco dias.

 

Ainda é possível verificar os vencimentos, para que sejam usados os insumos dos lotes que têm a validade mais curta. O controle por lotes também contribui para os casos em que a Anvisa exige que algum lote de medicamento seja retirado de circulação devido algum problema. Por meio do sistema, a instituição pode verificar no sistema se ainda tem alguma quantidade no estoque.

 

Você tem alguma pergunta sobre como controlar validades e lotes? Deixe nos comentários abaixo.

 

Conheça também:

 

clinica de diagnostico por imagem

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

Como potencializar a administração da farmácia hospitalar

Como potencializar a administração da farmácia hospitalar

O hospital tem áreas de extrema importância para que sua rotina transcorra sem problemas. Uma das áreas mais importantes no tratamento dos pacientes é a farmácia. Administrar a farmácia é uma tarefa crucial, que precisa estar sempre bem organizada e, por isso, a melhor opção é utilizar integrar o sistema de gestão da farmácia e o sistema geral do hospital.

Benchmarking dos indicadores de desempenho laboratorial

Benchmarking dos indicadores de desempenho laboratorial

O termo benchmarking vem do inglês benchmark e significa “marco de referência”. No segmento de laboratórios, trata-se do processo que as organizações buscam outras instituições para comparar e aprimorar resultados, a partir de indicadores de desempenho laboratorial. A prática existe […]

O impacto das novas tecnologias nos laboratórios de análises clínicas

O impacto das novas tecnologias nos laboratórios de análises clínicas

A transformação digital tem impulsionado o desenvolvimento de novas práticas para gestão e a realização de exames. A inclusão de inovações tecnológicas na saúde torna possível aumentar a eficiência dos processos clínicos, ampliar a produtividade, e reduzir os desperdícios de […]

Acompanhe a Pixeon. Leia mais notícias