COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

A importância de controlar validades e lotes dos insumos no estoque da sua clínica

Por Pixeon em 1 de agosto de 2014

controle de estoqueMedicamentos e outros insumos utilizados para realização de exames, como contraste, são altamente perecíveis e precisam de atenção especial quanto a data de vencimento. Nesse cenário, é fundamental controlar validades e lotes nos estoques das clínicas e hospitais.

 

Com um sistema de gestão, fica mais fácil e rápido controlar validades e lotes dos insumos. É possível saber exatamente de qual fornecedor o produto foi adquirido e quem o retirou do almoxarifado. O sistema avisa se algum insumo está acabando, chamado de estoque mínimo, ajudando a monitorar a movimentação no estoque, para que nenhum produto fique em falta ou permaneça armazenado com a validade vencida.

 

Também são emitidos alertas para o dia e horário que será utilizado determinado produto, a fim de evitar que o insumo esteja em falta no estoque quando for necessária a sua utilização. Na verdade, no momento em que o produto é retirado do almoxarifado, o sistema já computa a sua saída, mesmo que o exame só esteja marcado para daqui a cinco dias.

 

Ainda é possível verificar os vencimentos, para que sejam usados os insumos dos lotes que têm a validade mais curta. O controle por lotes também contribui para os casos em que a Anvisa exige que algum lote de medicamento seja retirado de circulação devido algum problema. Por meio do sistema, a instituição pode verificar no sistema se ainda tem alguma quantidade no estoque.

 

Você tem alguma pergunta sobre como controlar validades e lotes? Deixe nos comentários abaixo.

 

Conheça também:

 

clinica de diagnostico por imagem

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

Inteligência artificial na saúde: aplicações na Radiologia

Inteligência artificial na saúde: aplicações na Radiologia

  O termo inteligência artificial (IA) refere-se à ciência e capacidade de programar habilidades cognitivas às máquinas, computadores. Como em muitos filmes de ficção científica que assistimos, computadores dotados de IA são capazes de realizar tarefas antes apenas desempenhadas pelo […]

Como está a saúde no Brasil no atual panorama econômico?

Como está a saúde no Brasil no atual panorama econômico?

Não há apenas uma forma de avaliar a saúde no Brasil. Há diversas variáveis que podem e devem ser levadas em consideração. Falar sobre crise, por exemplo, está bastante relacionado com uma combinação entre o cenário do produto interno bruto […]

Acompanhe a Pixeon. Leia mais notícias