COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Fundación Favaloro, da Argentina, fala sobre PACS Aurora em entrevista

Por em 17 de maio de 2011

 

Dr. Diego Haberman, chefe do setor de tomografia computadorizada multicorte da Fundación Favaloro (Argentina), fala sobre a importância do PACS Aurora, da Pixeon, para a instituição. Confira a entrevista na íntegra:

 

PACS: Armazenamento e gestão dos Estudos no diagnóstico por imagens*

Há 4 meses o serviço de tomografia computadorizada da Fundação Favaloro, na Argentina, está implementando o PACS (Picture Archiving and Communications Systems) modelo Aurora, da Pixeon (Brasil), adquirido através da NetMed Solutions S.A. Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada e Medicina Nuclear, são os primeiros setores que se comunicam através desta ferramenta. O Dr. Diego Haberman, chefe do setor de tomografia computadorizada multicorte explicou à revista Diagnóstico a experiência médica na utilização desta ferramenta.

 

Como poderia comparar o antes e depois de trabalhar com o PACS?

A chegada do PACS foi decisiva para a organização e gestão da produção de imagens que são geradas diariamente nos diferentes setores do nosso serviço.Anteriormente, contávamos com um sistema de armazenamento muito básico que consistia na gravação de DVDs de todos os estudos. Essa modalidade não só era muito vulnerável à perda de informação, como também trabalhosa para o pessoal responsável envolvido durante longos períodos do dia.

Há poucos meses que contamos com o PACS, mas o papel que ele cumpre hoje é fundamental, não só enquanto ao respaldo que nos dá em contar com um arquivamento seguro, mas também com outras funções vinculadas a visualização e transferência de imagens.

 

Quais utilidades o PACS traz ao serviço?

As utilidades são inúmeras. No que diz respeito ao armazenamento é um grande recurso para a atividade diária, não só assistencial, mas também à área docente e acadêmica, vinculado à possibilidade acessar todas as imagens de maneira segura e imediata. O sistema atua igualmente como estação de trabalho onde reconstruímos estudos e efetuamos laudos.

Destacamos a capacidade de visualizar os estudos de qualquer área-chave do hospital o que permite aos médicos internos, que encaminham seus pacientes, contar com as imagens apenas com o estudo finalizado. Nosso desejo é que o projeto cresça e num futuro breve o objetivo é conseguirmos integrar as imagens do PACS com a História Clínica Computadorizada e o sistema de laudos.

 

Que benefícios o uso desta tecnologia traz para o paciente?

Provavelmente um dos maiores benefícios consiste na possibilidade de interpretar os estudos de maneira evolutiva comparando com o histórico de exames efetuados previamente. Ao contar online com todas as imagens, não dependemos que os pacientes tragam para a consulta os diferentes exames que tenham efetuado anteriormente.

 

Vocês que têm um programa de residência em Diagnóstico por Imagens, de que maneira o PACS os ajuda?

A residência em Diagnóstico por Imagens é nova em nosso hospital e estamos extremamente satisfeitos com os resultados obtidos. Os médicos residentes estão plenamente envolvidos em todos os processos e entre outras coisas tem como encargo a preparação para as aulas do grupo. Contamos com reuniões semanais próprias do grupo de Imagens com os serviços da Clínica Médica, Hepatologia, Pulmonar e Cirurgia. O PACS favorece a busca e preparação dos diferentes casos a apresentar.

 

Que grau de adaptação vocês têm hoje com o PACS?

A maioria dos médicos efetua seus laudos utilizando as estações de trabalho distribuídas no serviço. Vínhamos utilizando esta modalidade há bastante tempo e nos oferece melhores resultados tanto operacionais, como em relação à confiabilidade do diagnóstico em comparação ao laudo clássico, realizado com filmes. O PACS vem contribuindo com esse estilo de trabalho, agregando suas ferramentas de processo e visualização.

 

Em situações de emergência, qual o papel do PACS?

É muito importante em certos momentos críticos, sobretudo em situações de plantões noturnos ou de fim de semana, onde são médicos residentes que estão presentes e com a responsabilidade de realizar os estudos. O acesso remoto ao PACS, via internet, permite efetuar uma segunda opinião por parte dos médicos responsáveis a partir de qualquer computador fora do hospital. Isso é uma segurança para os residentes e reduz diagnósticos errados em situações críticas e com estudos complexos que devem contribuir ao tratamento emergencial, incluindo, em muitas ocasiões, situações de cirurgias cardiovasculares.

 

Quão importante é o serviço técnico para o usuário de PACS?

Quando começamos a trabalhar com o sistema, as aplicações foram de grande importância para todos os usuários, que puderam se familiarizar rapidamente com as utilidades do PACS. Quanto ao suporte técnico, vale ressaltar o apoio constante online, extremamente importante, já que permite resolver a grande maioria das dificuldades de maneira remota e de forma imediata, sem a necessidade de esperar a presença dos técnicos.

 

*Por María Alejandra Gómez Mendoza

Fonte: www.diagnosticojournal.com

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *