COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Saiba como aumentar a produtividade hospitalar

Por Pixeon em 25 de agosto de 2023

A produtividade hospitalar depende de diversos fatores que vão além de uma equipe bem capacitada. Mais do que contar com bons profissionais, é preciso oferecer às equipes ferramentas que vão otimizar a rotina administrativa e operacional. Isso dá fluidez ao trabalho e aprimora a jornada dos pacientes. 

Continue a leitura e veja 5 dicas de como fazer isso na prática.

 

5 dicas para aumentar a produtividade hospitalar

As transformações digitais revolucionaram processos de gestão nos mais diversos segmentos. No ramo da saúde não é diferente. Vivemos no contexto da saúde 5.0, onde trabalhar com sistemas tecnológicos se tornou imprescindível para aumentar a produtividade hospitalar e, ao mesmo tempo, proporcionar uma jornada de excelência para os pacientes.

Pensando nisso, listamos 5 dicas certeiras que vão ajudar você a incorporar a cultura da transformação digital nos hospitais, tornando a gestão mais assertiva e mantendo os colaboradores sempre alinhados.

Antes disso, que tal saber mais sobre saúde conectada? Veja o que os especialistas da Pixeon falam sobre as tecnologias de gestão hospitalar e os mecanismos para deixá-las mais seguras.

Vamos agora às dicas para colocar em prática sua gestão tecnológica e aumentar a produtividade hospitalar.

1. Automatize processos internos

A automação de processos é o primeiro passo para incorporar a cultura da transformação digital na saúde. Esse investimento em softwares especializados tem retorno garantido do ponto de vista administrativo e operacional.

Outra vantagem é que, com a automação de tarefas que antes eram manuais, os processos internos ganham um nível extra de confiabilidade e evita-se a sobrecarrega de trabalho sobre as equipes. Afinal, os colaboradores terão mais tempo livre para definirem melhor as prioridades de cada setor.

2. Trabalhe com prontuários eletrônicos

O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é um dos recursos mais conhecidos quando falamos em transformação digital na saúde. Esse item é indispensável para aumentar a produtividade hospitalar, pois é o documento que centraliza todas as informações dos pacientes digitalmente.

Assim, fica muito mais fácil acompanhar os quadros clínicos, checar informações sobre o histórico de cada paciente, monitorar resultados de exames, entre outros dados relevantes para o dia a dia das equipes de saúde. Sem falar que, no caso de a instituição precisar trocar de sistema, as informações registradas nos PEPs se mantêm protegidas e unificadas.

3. Invista em sistemas de rastreabilidade

Sistemas de rastreabilidade, a exemplo do beira-leito, também são essenciais para dar fluidez à rotina do hospital e proporcionar um atendimento diferenciado aos pacientes. Com esse recurso inteligente, é possível rastrear o uso de medicações, monitorar a administração das doses, acompanhar sinais vitais dos pacientes internados, entre outros registros das equipes médicas e de enfermagem.

4. Conte com recursos para controle de glosas

Uma das questões que mais prejudica o orçamento clínico são as glosas de faturamento. Isso ocorre quando há falhas de comunicação entre os hospitais e as operadoras de planos de saúde. Contar com um bom sistema digital evita esse problema porque favorece o alinhamento entre as partes.

A ferramenta sinaliza, por exemplo, procedimentos que não são cobertos por determinado plano. Assim, as equipes conseguem otimizar os agendamentos e ganhar eficiência ao encaminhar os pacientes. Como sabemos, uma comunicação clara e fluida com as operadoras evita prejuízo, retrabalho e atrasos nos atendimentos.

5. Faça uma gestão baseada em dados

O trabalho com a inteligência de dados é outra maneira eficaz de aumentar a produtividade hospitalar. São muitas as informações que circulam diariamente nas instituições de saúde, desde os dados dos PEPs até os dados administrativos relacionados à gestão do negócio.

Um sistema digital especializado organiza toda essa base de informações, gerando insights valiosos para o gestor corrigir eventuais gargalos em sua operação. Vale lembrar ainda que esse trabalho analítico é essencial para definir um planejamento estratégico assertivo e redirecionar os esforços das equipes sempre que necessário.

Os pacientes também saem ganhando, pois trabalhar com a inteligência de dados significa estreitar a relação médico-paciente a partir de um histórico de informações consolidadas. Isso permite fazer diagnósticos mais ágeis e precisos, sem falar que torna os atendimentos mais acolhedores e humanizados.

Por último, não se esqueça de que os softwares de gestão em saúde devem operar de forma integrada – no PEP, no beira-leito, no controle de glosas etc. É isso que garante a unificação das informações, de modo que as equipes tenham fácil acesso aos registros da instituição, sem abrir mão da segurança das informações e sem o risco da perda de dados.

Esse é um compromisso da Pixeon. Oferecemos soluções completas e integradas para aumentar a produtividade hospitalar e tornar a jornada do seu paciente mais rápida e segura.

Quer entender mais sobre os sistemas da Pixeon? Entre em contato e converse com nossos especialistas!

Saiba como aumentar a produtividade hospitalar

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *