COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Retificação de laudos e outros protocolos para segurança de dados

Por Pixeon em 10 de agosto de 2023

Todo paciente está sujeito a erros laboratoriais. Falhas podem acontecer já no atendimento na recepção, no momento de coletar as amostras ou mesmo na liberação dos resultados. Não à toa, a retificação de laudos é um protocolo devidamente regulamentado nas instituições de saúde.

No entanto, um índice baixo de retificação é um importante marcador de excelência no laboratório, pois sinaliza que os processos internos são assertivos e coerentes. Uma maneira de evitar retificações é reforçando a segurança de dados, o que pode ser feito com um investimento em sistemas digitais inteligentes.

Como sabemos, laudos e demais resultados de exames influenciam diretamente na decisão assistencial dos médicos em relação aos tratamentos. Por isso, a gestão dessas informações precisa ser o mais cautelosa possível.

Neste conteúdo, falaremos mais sobre o assunto e mostraremos como um sistema digital ajuda a reforçar a segurança de dados nas instituições de saúde. Confira!

 

O que é retificação laboratorial?

A confiabilidade dos exames clínicos é uma preocupação tanto para os médicos – nos processos decisórios de condução dos tratamentos – quanto para os pacientes, pois procedimentos como recoleta de amostras e retificação de laudos comprometem o nível de confiança e a satisfação com o serviço prestado.

A retificação de laudos atesta que houve erro em alguma fase do processo laboratorial. Esses erros podem acontecer por falhas cadastrais – como na transcrição de dados incorretos na recepção – ou mesmo na coleta da amostra – quando algum colaborador novato está em treinamento, por exemplo.

Esse processo de retificação de laudos está previsto nas normas que regulamentam o segmento de análises clínicas no Brasil. Segundo as normativas do setor, a retificação que foi feita precisa constar no novo laudo emitido. Além disso, a instituição precisa manter arquivadas as duas versões dos laudos em seu histórico.

Embora seja um protocolo regulamentado, a retificação de laudos evidencia falha em algum ponto dos procedimentos clínicos. Por isso, esse índice deve sempre tender a zero nas instituições. É essencial monitorar o indicador de retificação justamente para avaliar a qualidade da assistência que está sendo prestada ao paciente, bem como a segurança das operações.

Quer saber mais sobre controle de qualidade laboratorial? Aproveite nosso quiz e descubra qual o grau de eficiência do seu laboratório!

Retificação de laudos e outros protocolos para segurança de dados

 

Como garantir a precisão nos laudos e a segurança de dados?

Os sistemas digitais têm sido os maiores aliados da segurança de dados nas instituições de saúde. Além disso, trazem outros benefícios que contribuem para a assertividade dos procedimentos clínicos, evitando assim a necessidade de retificação de laudos.

Com esse tipo de sistema, é possível ter mais precisão no preenchimento de dados, manter os indicadores  sempre em mãos e organizar melhor o fluxo de tarefas na clínica.

Processos eficientes com uso de sistemas digitais

As funcionalidades de um bom sistema de gestão resultam em processos internos aprimorados, o que consequentemente contribui para que os pacientes tenham uma experiência mais satisfatória no laboratório – inclusive sem precisarem passar pelos inconvenientes de recoleta ou retificação.

Outro diferencial é que um software especializado centraliza a base de dados clínicos, de modo a evitar que informações importantes e sigilosas se percam nos fluxos de comunicação entre as equipes. Isso é fundamental para a interpretação adequada dos exames e emissão correta dos laudos.

Por todas essas vantagens, o grau de alinhamento dos colaboradores também é garantido quando todos estão familiarizados com um sistema de gestão inteligente. É por isso que os gestores estão fomentando cada vez mais a cultura digital nas instituições de saúde, no intuito de fazer com que os colaboradores tenham a inovação como aliada da produtividade.

A automação de tarefas, por exemplo, além de evitar falhas humanas que poderiam levar à retificação de laudos, também contribui para a performance das equipes. Afinal, os colaboradores não terão mais que se preocupar em fazer tarefas repetitivas e que antes eram manuais. Sem essa sobrecarga de trabalho, poderão se dedicar com mais afinco às prioridades da instituição, como garantir a excelência no atendimento e o cuidado centrado no paciente.

Com soluções inteligentes desenvolvidas com tecnologia de ponta, todo o processo de captura e processamento de informações ganha mais fluidez e acurácia. Isso evita desperdício de tempo operacional e garante a segurança dos dados para a emissão correta dos resultados.

Investir nesses protocolos de segurança é, portanto, um passo decisivo na busca por acreditação e no controle de qualidade laboratorial.

Você sabe o que considerar na escolha desse tipo de ferramenta inteligente? Veja o que buscar em um sistema para laboratório e quais são os recursos indispensáveis de segurança de dados!

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *