COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Vantagens do Sistema EMR (PEP) para hospitais

Por Equipe Pixeon em 18 de agosto de 2022
sistema emr, Vantagens do Sistema EMR (PEP) para hospitais

O sistema EMR (Electronic Medical Record) é uma solução desenvolvida para facilitar o trabalho do profissional de saúde e, ao mesmo tempo, permitir que a jornada de atendimento do paciente seja mais satisfatória. Também conhecido como Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), esse sistema inteligente armazena todas as informações pertinentes aos atendimentos, tornando-as acessíveis em poucos cliques na plataforma.

Esse armazenamento instantâneo de dados pelo sistema EMR PEP otimiza a rotina hospitalar e dá suporte às decisões clínicas, favorecendo também o timing dos encaminhamentos, que serão muito mais ágeis graças à facilidade de acesso aos prontuários. Além disso, no contexto das clínicas e consultórios particulares, podemos dizer que o PEP é um diferencial competitivo, já que torna os processos internos mais eficientes.

Isso naturalmente se reflete na qualidade da assistência prestada aos pacientes, impulsionando a fidelização. Outra vantagem do sistema EMR PEP é que esse dispositivo contribui para a produtividade das equipes, que não precisarão mais se concentrar em registros manuais. Assim, ganharão tempo para focar em outras prioridades centradas no paciente.

É dessas vantagens que falaremos neste conteúdo. Continue a leitura e entenda a importância do PEP para as instituições de saúde!

 

O que é um sistema EMR?

O Electronic Medical Record (EMR) ou também chamado de Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é um sistema de armazenamento eletrônico de informações dos pacientes. O recurso reúne os dados de cada indivíduo que passa pela clínica, de forma centralizada, permitindo que as informações sejam acessadas por diversos profissionais da instituição ao mesmo tempo.

Entre os principais recursos contemplados por um sistema EMR PEP podemos citar:

  • Módulos que facilitam a interação com o usuário;
  • Todo o histórico do paciente em uma única tela;
  • Pedidos de exames agrupados e alertas do paciente;
  • Medicamentos pré-cadastrados e registros de administração;
  • Doenças devidamente catalogadas;
  • Modelos de laudo, atestado e receita;
  • Funcionalidade de assinatura eletrônica;
  • Setores integrados e acesso remoto.

A facilidade no acesso às informações reduz o tempo de resposta e melhora a qualidade no atendimento às pessoas. Além disso, outros benefícios são percebidos pelas instituições que adotam o uso desse recurso, como a melhoria na performance dos colaboradores e a agilidade nos encaminhamentos e tratativas. Falaremos mais dessas vantagens a seguir.

 

Quais são as vantagens do sistema EMR para os hospitais?

O uso de um sistema EMR proporciona diversos benefícios para os hospitais, a começar pela redução no tempo de execução das atividades administrativas. Como consequência, os profissionais ganham horas preciosas para se dedicarem ao que é mais importante: a assistência prestada aos pacientes. Vamos às principais vantagens do sistema EMR PEP.

 

Redução no tempo de espera

A otimização do tempo na rotina hospitalar é percebida tanto pelos profissionais quanto pelos pacientes. O sistema armazena os dados, facilitando o acesso para todos os colaboradores, de modo que eles possam tomar decisões com mais agilidade. Isso também interfere no tempo de espera do paciente, que será encaminhado mais rapidamente ao longo de sua jornada de atendimento.

Utilizando o PEP, a instituição tem todas as informações do paciente centralizadas em um único local, ou seja, não é necessário que cada profissional tenha seu próprio relatório ou adicione os dados em um prontuário fixo – que seria alimentado e compartilhado manualmente, tomando tempo operacional das equipes.

Podemos dizer então que o uso do sistema EMR favorece a acessibilidade das informações, pois qualquer profissional autorizado pode acessar o sistema e consultar os dados sobre o prontuário do paciente. Isso facilita o atendimento multidisciplinar e contribui para um cuidado mais efetivo, humanizado e abrangente em cada quadro clínico.

A humanização nos atendimentos é um dos pilares da saúde 5.0. Conheça essa nova era de assistência em saúde e saiba quais tecnologias não podem faltar no processo!

Vantagens do Sistema EMR (PEP) para hospitais

 

Redução no volume de dados

A duplicidade de informações é um erro comum dentro das instituições de saúde. Se não há padronização nos cadastros, cada profissional pode fazer um registro diferente do mesmo paciente. Isso descentraliza as informações e acaba gerando falhas operacionais, como a dificuldade em encontrar os dados completos de determinada pessoa.

Um EMR PEP elimina esse problema porque reconhece os dados que identificam cada paciente, como RG e CPF, e reúne todas as informações a respeito dele em uma única aba. Assim, todos os cadastros ficam devidamente unificados no sistema.

 

Eficiência na comunicação

O EMR PEP conecta o hospital, a farmácia, o laboratório e os pacientes, facilitando a comunicação e dando praticidade à troca de informações. Por exemplo: por meio do sistema, a farmácia recebe de antemão as informações sobre o medicamento que o paciente deverá utilizar em seu tratamento, o que favorece o processo de orientação desse paciente quando ele estiver no balcão.

Outra falha bastante comum e que prejudica a gestão hospitalar são os desperdícios por acúmulo em estoques. As instituições perdem o controle do que está armazenado ou não conseguem utilizar os medicamentos dentro dos prazos de vencimento. A conectividade entre os setores proporcionada pelo sistema EMR PEP permite uma gestão de estoque mais eficiente e assertiva.

Por meio da plataforma, a instituição poderá acompanhar todas as informações sobre o armazenamento e as movimentações realizadas em cada unidade, como a chegada de novos medicamentos. Dessa forma, o processo se torna mais seguro e transparente, o que ajuda a reduzir custos relacionados ao desperdício.

Já do ponto de vista administrativo, outra vantagem da conectividade do sistema é em relação às prescrições médicas, fichas de atendimentos e outros documentos importantes. Sabemos que todo documento escrito manualmente pode causar confusão na hora do atendimento. A digitalização dessas informações e a integração entre os setores facilita a comunicação e evita falhas que poderiam prejudicar a saúde do paciente.

Quer saber mais sobre como evitar falhas e glosas nos processos hospitalares? Baixe nosso e-book gratuito e conheça os softwares que possibilitam a rastreabilidade e o controle rigoroso dos dados na instituição!

Vantagens do Sistema EMR (PEP) para hospitais

 

Segurança das informações

A integração de dados proporcionada pelo sistema EMR PEP facilita o acesso dos profissionais ao prontuário completo do paciente, que sempre poderá ser atualizado em tempo real. No momento da medicação, por exemplo, o enfermeiro consegue consultar o PEP facilmente para confirmar a dosagem correta que deve ser aplicada, o que garante a segurança e o bem-estar do paciente.

O sistema também conta com protocolos clínicos para orientar os médicos e enfermeiros sobre a conduta profissional no trato com os pacientes, tornando o atendimento mais humanizado. Além disso, o sistema armazena as informações de forma segura, mantendo a privacidade dos dados e permitindo o compartilhamento e acesso apenas por pessoas autorizadas.

Para tanto, o sistema EMR PEP em questão deve cumprir com uma série de determinações e regras de segurança e privacidade. Por isso, na hora de escolher o software que disponibiliza o PEP, é preciso estar atento a esses fatores, especialmente em relação ao que diz a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Saiba mais sobre a LGPD na saúde e veja quais são as recomendações de segurança e compliance para soluções na nuvem!

Vantagens do Sistema EMR (PEP) para hospitais

 

Melhora no atendimento ao paciente

Todos os benefícios que citamos anteriormente convergem para a melhora no atendimento prestado ao paciente. Afinal, com os dados armazenados em uma base segura e centralizada, as informações não se perdem pelo caminho e não há possibilidade de as equipes médicas confundirem as informações.

Como as equipes médicas terão acesso ao histórico completo de cada paciente, fica mais fácil analisar o estado clínico atual e avaliar as evoluções no quadro, de modo a fazer encaminhamentos mais assertivos e em tempo hábil. Em muitos casos, essa agilidade no timing das decisões pode ser crucial para o bem-estar e a qualidade de vida do indivíduo.

Além disso, com o registro completo das informações no sistema EMR PEP é possível eliminar de vez os prontuários físicos, o que traz uma economia significativa em termos de desperdício de papéis e infraestrutura para armazenamento. Ou seja, a adoção de um sistema inteligente otimiza a gestão de dados dos pacientes, aprimora os atendimentos e ainda contribui para processos hospitalares mais sustentáveis.

Falando em sustentabilidade na saúde, saiba mais sobre a prática do paperless e conheça outras tecnologias que ajudam a reduzir o uso de papel nas instituições!

Vantagens do Sistema EMR (PEP) para hospitais

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *