COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

5G na saúde: conheça os impactos no setor

Por Equipe Pixeon em 15 de setembro de 2022

5G na saúde, 5G na saúde: conheça os impactos no setor

O trabalho com a inteligência de dados é um dos principais impactos da tecnologia 5G na saúde. Essa geração mais recente da internet móvel é marcada pela velocidade ultrarrápida nas conexões, trazendo também novidades em relação aos dispositivos conectados – a exemplo da Internet das Coisas (IoT).

Outro ganho significativo do 5G na saúde é o aprimoramento da telemedicina, que ganha ainda mais agilidade como consequência de uma conexão mais estável. Neste conteúdo, falaremos sobre esses e outros impactos da tecnologia 5G e explicaremos os benefícios para o setor. Continue a leitura e saiba por que é importante se enquadrar!

5G na saúde: conheça a nova tecnologia

A tecnologia 5G está aos poucos se consolidando no Brasil e vem se destacando pela estabilidade e velocidade nas conexões – que chega a ser até 100 vezes mais ágil que o 4G. A quinta geração de internet móvel sem fio promete revolucionar nossa maneira de lidar com a internet, otimizando as navegações, viabilizando downloads ultra rápidos e evitando o famoso delay nas videochamadas.

Embora os mais diversos setores possam se beneficiar desses avanços, podemos dizer que a área da saúde é onde a tecnologia 5G encontra um de seus terrenos mais férteis. Afinal, trata-se de um setor que não permite negligências.

Nesse sentido, uma conexão estável e segura faz toda a diferença para a condução dos processos clínicos, especialmente no caso da telemedicina. Falaremos melhor disso ao longo do conteúdo.

Quais são os impactos do 5G na saúde?

Os impactos da tecnologia 5G na saúde englobam tanto os segmentos administrativos e operacionais quanto o serviço de assistência aos pacientes em si. Estamos falando de uma inovação que aperfeiçoa o trabalho com a inteligência de dados para otimizar os processos hospitalares de ponta a ponta.

Isso vai desde a organização da rotina corporativa até a condução de procedimentos como a realização de exames em tempo recorde, a emissão de telelaudos e o monitoramento remoto de pacientes. Esse cenário traz uma série de vantagens para a gestão clínica, considerando-se que uma rotina de trabalho mais fluida e veloz é também menos custosa.

Sem falar na satisfação dos pacientes, que também saem ganhando em relação à segurança dos procedimentos e à promoção da saúde e bem-estar em larga escala – aspectos estes resultantes de diagnósticos mais ágeis e precisos. A seguir, daremos mais detalhes sobre as vantagens da tecnologia 5G na condução da rotina hospitalar.

Estabilidade, agilidade e acurácia para a telemedicina

Não é novidade que a pandemia da Covid-19 acelerou a prática da telemedicina no Brasil e no mundo. A tecnologia 5G chega para favorecer ainda mais essa prática, democratizando o acesso a serviços de saúde de qualidade por meio de uma conexão mais ágil, estável e livre de delays.

Entenda como se deu a virada para a teleconsulta e saiba quais tecnologias aprimoram esse modelo de atendimento!

5G na saúde: conheça os impactos no setor

Além desses benefícios que possibilitam uma teleconsulta mais acurada, a tecnologia 5G permitirá também avaliar com mais precisão os exames de diagnóstico por imagem. O uso de sistemas inteligentes integrados aos dispositivos móveis viabiliza as avaliações, a elaboração de laudos e a entrega ágil dos resultados.

No caso da telerradiologia, por exemplo, as avaliações poderão ser feitas remotamente por mais de um especialista. Basta que o profissional tenha acesso ao sistema. Esse é um ponto muito positivo em relação à precisão dos diagnósticos, além de poupar o tempo dos pacientes e das equipes médicas com deslocamentos desnecessários.

IoT para monitoramento remoto de pacientes

A Internet das CoisasInternet of Things (IoT) – é um dos braços mais importantes da tecnologia 5G. Essa prática consiste em utilizar dispositivos vestíveis (wearables) para aprimorar o dia a dia dos profissionais de saúde e favorecer o bem-estar dos pacientes. Smartphones, smartwatches e outros dispositivos ilustram bem esse cenário, permitindo monitorar remotamente pacientes em quadros crônicos, por exemplo.

Aspectos como temperatura, ritmo cardíaco, nível de glicose, frequência respiratória, entre outros indicadores clínicos poderão ser avaliados de maneira remota sem abrir mão do rigor nas apurações. Assim, em casos de deterioração, as equipes médicas conseguirão intervir no timing certo, o que em algumas situações é decisivo para a segurança do paciente.

Experiência de atendimento on-line: conheça as tecnologias que são suporte ao monitoramento remoto e veja como tornar mais satisfatória a jornada do seu paciente!

5G na saúde: conheça os impactos no setor

Data Analytics e inteligência de dados para gestão estratégica

Os dispositivos tecnológicos, além de ganharem robustez com a chegada do 5G, vão se tornar uma peça cada vez mais estratégica na rotina hospitalar. Afinal, é graças a esses sistemas inteligentes que é possível reunir uma base de dados sólida na instituição de saúde. Isso inclui compilar informações que vão desde o cadastro do paciente até os pormenores de seu quadro clínico, por meio de Prontuário Eletrônico e de outros recursos.

Isso racionaliza a tomada de decisões e permite intervenções mais certeiras, pois todos os colaboradores terão acesso ao histórico dos pacientes para compreender a fundo os quadros clínicos. Assim, nenhuma informação importante – como resultado de exames, administração de medicamentos, ajuste de doses etc. – passará despercebida ou se perderá em meio ao fluxo de atendimentos.

Todos esses impactos e benefícios da tecnologia 5G contribuem para o estreitamento da relação médico-paciente, trazendo resultados significativos do ponto de vista da assistência prestada e da promoção da saúde em larga escala. Então, se você não quer ficar alheio a essas inovações, direcione seus investimentos para os sistemas inteligentes e comece o quanto antes a usufruir dos benefícios da transformação digital na saúde.

Não sabe por onde começar a investir? Saiba mais sobre a era da saúde 5.0 e conheça as tecnologias que não podem faltar no dia a dia da sua instituição!

5G na saúde: conheça os impactos no setor

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *