COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Pixeon apresenta tecnologia para detectar câncer de pulmão

Por em 28 de abril de 2011

Entre 28 de abril e 1º de maio, os visitantes da JPR 2011 poderão conhecer um dos três melhores CADs analisados pela equipe Image Sciences Institute no University Medical Center Utrecht, da Holanda.

 

Responsável pela tecnologia que processa em média 6,2 milhões de exames em hospitais e clínicas brasileiros todos os anos, a catarinense Pixeon participará da 41ª Jornada Paulista de Radiologia (JPR 2011). Entre os principais destaques apresentados está o CAD Pulmonar, uma das apostas de tecnologias em desenvolvimento. Trata-se de uma ferramenta capaz de auxiliar o médico no diagnóstico, fornecendo uma segunda opinião e aumentando a precisão do parecer final.

 

Dessa forma, pode ser capaz de otimizar o tempo de trabalho do médico e a precisão na identificação de nódulos, já que é necessário analisar cerca de 800 imagens para chegar ao diagnóstico de câncer de pulmão, que no seu estágio inicial apresenta nódulos muito pequenos, quase imperceptíveis.

 

Em 2010, o CAD da Pixeon ficou entre os três melhores CADs (Computer Aided Detection) testados pelo instituto holandês Image Sciences Institute no University Medical Center Utrecht, em uma competição chamada “ANODE 09”. Foram analisados 13 CADS pulmonares de 11 instituições diferentes em todo o mundo. Especialistas internacionais nesse tipo de diagnóstico avaliaram 50 características dos sistemas competidores e atribuíram notas de acordo com a eficiência apresentada pelos resultados de cada solução.

 

A solução está em fase de homologação no Hospital do Câncer de Barretos (SP), que atende cerca de 3 mil pessoas por dia totalmente pelo Sistema Único de Saúde. “Quando está em seu estágio inicial, os nódulos ainda são muito pequenos. O CAD de pulmão da Pixeon atua identificando e marcando os possíveis nódulos nas imagens. Dessa forma, quando o radiologista for analisar o exame poderá visualizar essas marcações e fazer o diagnóstico com maior segurança, reduzindo as chances de nódulos passarem despercebidos pelos profissionais”, explica Fernando Peixoto, diretor técnico da Pixeon. Para se ter uma ideia, a tecnologia da multinacional Philips ficou atrás do modelo catarinense.

 

 

Inovações tecnológicas e novos contratos em evidência

Pelo menos 600 radiologistas de 150 instituições brasileiras utilizam os sistemas desenvolvidos pela Pixeon todos os dias. Experiência que começa a ser conhecida pela Argentina, onde iniciaram as atividades internacionais da empresa. A internacionalização será um dos maiores destaques apresentados na JPR 2011. Durante o evento  será anunciado o primeiro cliente no país vizinho, além do início das atividades no escritório de São Paulo (SP) e da assinatura de novos contratos.

 

A catarinense também apresentará novas tecnologias que garantirão integração com outros sistemas de gestão hospitalar, de forma mais precisa e com melhor performance. Entre elas, a nova geração do visualizador, ainda em desenvolvimento.

 

O novo visualizador oferecerá maior robustez, customização e interface remodelada, de acordo com princípios de ergonomia e usabilidade atuais. Multiplataforma – poderá ser usada nos sistemas operacionais Windows, Linux e Mac – o software poderá ser integrado ao servidor 3D, também em desenvolvimento. O servidor de reconstrução 3D e MPR permite reconstruir um exame de mais de 1.500 imagens em poucos segundos. O processo de reconstruções multiplanares é otimizado, pois não necessita realizar a transferência de imagens. Assim, é possível aumentar a produtividade do médico, diminuir o consumo de rede e os investimentos em hardware nas estações de interpretação.

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *