COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Sistema de gestão como um caminho para a acreditação hospitalar

Por Pixeon em 13 de julho de 2023

Investir em práticas que promovam a acreditação hospitalar é essencial do ponto de vista da qualidade dos serviços prestados e da credibilidade das instituições de saúde. Esse método de avaliação define requisitos que devem ser seguidos para uma assistência eficiente e contínua.

Ter o suporte de um sistema de gestão hospitalar é um dos caminhos mais efetivos na busca pela acreditação. Afinal, esse tipo de ferramenta inteligente otimiza processos internos e aprimora a atuação dos colaboradores visando um cuidado mais centrado no paciente.

É disso que falaremos neste conteúdo, explicando o que é a acreditação hospitalar e como as funcionalidades de um bom sistema de gestão contribuem para uma assistência de qualidade. Confira!

 

O que é acreditação hospitalar?

Há anos, a área da saúde busca por qualificações e pela definição de padrões de qualidade. Ainda em 1952, foi criada – nos Estados Unidos – a hoje chamada The Joint Commission (TJC), que estabeleceu padrões e normas, aumentando o nível de exigência na qualidade de hospitais daquele país.

No Brasil, acreditação hospitalar é um tema popular desde a década de 1990, quando foi criada a Organização Nacional de Acreditação (ONA) que hoje, junto com a Joint Commission International (JCI), são as principais acreditadoras em hospitais brasileiros.

Em linhas gerais, a acreditação hospitalar é um processo que visa a padronização de práticas nas instituições de saúde, com o objetivo de otimizar a qualidade assistencial para o paciente e a eficiência da unidade como um todo.

 

Acreditação hospitalar com apoio da tecnologia

Atualmente, quando se fala de otimização de processos e eficiência, é comum pensarmos de imediato nos sistemas de gestão de hospitais. Isso porque essas ferramentas ajudam as unidades a entender os gargalos operacionais, criar padrões de sucesso e retroalimentar estratégias para uma atuação mais eficaz e humanizada.

Com o auxílio de um sistema de gestão hospitalar, a instituição consegue ter dados reais sobre as áreas em que se perde ou ganha eficiência, de modo a corrigir gargalos e replicar padrões que vêm dando certo.

É importante entender que não existe um padrão geral para a acreditação hospitalar, pois este é definido de acordo com a especialidade da unidade e, assim, é preciso levar em consideração uma gama enorme de variáveis para padronizar cada área.

Entretanto, utilizar um sistema de gestão que se adapte à realidade da sua instituição pode ajudar a padronizar os processos internos, seja qual for sua especialidade.

A acreditação hospitalar, além de otimizar todos os processos de uma unidade – desde a coleta de lixo até a parte de dispensação medicamentosa – impacta diretamente na eficiência do atendimento e na gestão de recursos operacionais. O resultado é um controle orçamentário mais assertivo e uma assistência de mais qualidade.

A seguir, resumimos os níveis de acreditação hospitalar definidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA):

Acreditado

Para ser considerada acreditada, a instituição de saúde precisa cumprir em 70% ou mais os padrões pré-definidos pela ONA em termos de qualidade e eficiência. Isso vale tanto para as áreas assistenciais quanto para os fatores estruturais das instituições.

Acreditado Pleno

Instituições que atingem o nível de Acreditado Pleno cumprem em 80% ou mais os critérios de qualidade e eficiência organizacional. Os padrões da ONA para essa definição incluem a fluidez da rotina corporativa, a integração de processos e a comunicação plena entre os departamentos.

Acreditado com Excelência

Instituições no nível de Acreditado com Excelência são aquelas que cumprem ou superam em 90% os critérios de qualidade e eficiência no dia a dia de trabalho. Isso significa demonstrar uma cultura organizacional em constante evolução, clima corporativo saudável e alinhamento completo entre os colaboradores.

Uma forma de compreender melhor os níveis de eficiência nos processos institucionais é avaliar constantemente os indicadores de desempenho, tanto no nível operacional interno quanto em relação à qualidade da assistência prestada ao paciente.

Um sistema de gestão hospitalar permite fazer essas análises com mais precisão, pois a ferramenta coleta e registra uma série de dados dos fluxos de trabalho na instituição. Assim, o gestor poderá identificar mais facilmente os eventuais gargalos e redimensionar sua força de trabalho para suprir as lacunas, aprimorando cada vez mais os processos.

Você sabe quais indicadores hospitalares devem ser prioridade nessa análise? Baixe nosso e-book gratuito e conheça o manual de indicadores para acompanhar!

 

Como um sistema de gestão pode levar à acreditação hospitalar?

Vimos que os sistemas de gestão são ferramentas indispensáveis no dia a dia de trabalho nos centros médicos, clínicas, hospitais e demais instituições de saúde. Essas plataformas possibilitam um controle mais acurado nos processos internos e nos fluxos de informação.

Assim, é possível explorar a fundo a inteligência de dados para aprimorar a atuação e obter níveis elevados de acreditação hospitalar.

Na busca por um sistema de gestão que auxilie nessa conquista, é importante procurar aqueles que tenham algumas certificações, como a proposta pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), que asseguram a segurança da informação e do paciente quando o assunto é tecnologia para saúde.

Seguir a tendência do paperless consiste em digitalizar processos para armazenar dados de forma mais segura (em nuvem no Prontuário Eletrônico, por exemplo) e eliminar o uso de papel. A seguir, confira recursos importantes de um sistema de gestão:

 Análise de indicadores

Um bom software de gestão precisa contar com recursos de análise de indicadores, como dissemos anteriormente. Afinal, para que a instituição de saúde consiga alcançar os padrões de acreditação hospitalar, é necessário se guiar por indicadores e relatórios de performance, de modo a validar estratégias e replicar padrões de sucesso.

Controle orçamentário

Outro item valioso nos sistemas de gestão são os recursos de controle orçamentário. Com esse suporte, o fluxo de informações fica mais acurado, evitando falhas de comunicação que poderiam gerar glosas e outros inconvenientes, como a repetição desnecessária de consultas ou procedimentos onerosos.

Os sistemas digitais conseguem corrigir esses gargalos porque trabalham com a confiabilidade dos dados. Como a base de informações é unificada, todos os colaboradores têm acesso à mesma interface, o que evita que algo importante se perca nos fluxos de comunicação.

Isso é muito positivo não só em relação à gestão interna, mas, sobretudo, em relação à qualidade da assistência prestada ao paciente. Os dados do Prontuário Eletrônico, por exemplo, são atualizados constantemente a partir dos fluxos de atendimento, retroalimentando assim automaticamente os cadastros para que todos os profissionais tenham ciência dos quadros clínicos.

Dessa forma, a relação médico-paciente ganha em profundidade. Os atendimentos se tornam mais personalizados e acolhedores, o que é essencial em termos de saúde humanizada. Ou seja, os sistemas digitais fazem a parte “burocrática” dos processos para que as equipes possam focar no fator humano necessário nos procedimentos hospitalares.

Agendamento e gestão de agenda

Podemos citar ainda a eficiência nos agendamentos como mais uma vantagem do sistema de gestão hospitalar. As plataformas digitais automatizam esse processo, de modo a evitar confusão de horários e esquecimentos. 

O próprio sistema faz o envio automáticos dos lembretes de consultas e exames, permitindo assim gerenciar a agenda dos profissionais de maneira muito mais assertiva.

Esse fluxo de contato otimizado se estende aos serviços da telemedicina, para os quais são utilizados recursos de emissão virtual de laudos, receituários, atestados etc. devidamente assinados pelo profissional responsável.  

Diferenciais de um  sistema de gestão hospitalar

Ao longo do conteúdo, vimos que contar com suporte tecnológico é um fator decisivo na busca pela acreditação hospitalar. Falamos também das vantagens e funcionalidades de um bom sistema de gestão.

Para não restar dúvidas sobre o potencial desse investimento, resumimos os ganhos diferenciados que as instituições de saúde obtêm quando contratam esse tipo de software. São eles:

  • Os colaboradores passam a concluir mais tarefas em cada vez menos tempo;
  • Os colaboradores farão menos esforço operacional para concluir essas tarefas;
  • Haverá melhor aproveitamento de tempo entre as demandas hospitalares;
  • A automação do fluxo de atividades permite que as equipes foquem no fator humano;
  • A assistência ao paciente fica mais personalizada, humanizada e acolhedora;
  • O alinhamento do grupo será cada vez mais consistente e contínuo;
  • Os processos decisórios ganham mais acurácia a partir da análise de indicadores sólidos;
  • As falhas humanas são reduzidas, pois processos repetitivos serão automatizados.

Alcançar a acreditação hospitalar passa a ser um objetivo mais simples quando a instituição está bem assessorada por um software especializado em hospitais. Contar com soluções que permitem controlar e integrar os processos internos é o passo mais importante para trabalhar de forma inovadora e dentro dos padrões de qualidade.

Sobre a Pixeon  

Somos a empresa brasileira com o maior portfólio de softwares para o mercado de saúde. 

Nossas soluções atendem hospitais, clínicas, laboratórios e centros de diagnóstico por imagem, tanto em gestão (HIS, CIS, RIS e LIS), quanto no processo diagnóstico (PACS e Interfaceamento laboratorial), garantindo mais desempenho e gestão de alta performance em instituições de saúde. 

Já são mais de 3 mil clientes no Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia e milhares de pacientes atendidos anualmente por meio das nossas plataformas.

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *