COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

A importância da integração PACS e RIS

Por Pixeon em 19 de janeiro de 2023

integração PACS e RIS, A importância da integração PACS e RIS

A Radiologia é uma das áreas médicas que mais se beneficia do uso de sistemas digitais para otimização de processos internos. Os principais ganhos estão relacionados à precisão dos laudos e à segurança de dados, o que evita que informações importantes sejam perdidas. A integração PACS e RIS é decisiva para viabilizar uma operação fluida e segura nos centros de diagnóstico por imagem.

 Soluções como o PACS (Picture Archiving and Communication System) e RIS (Radiology Information System) são indispensáveis para o dia a dia dos profissionais da Radiologia porque permitem gerir com agilidade e precisão esse extenso fluxo de dados

Enquanto o PACS facilita o armazenamento e o compartilhamento das imagens, o RIS faz a rastreabilidade dos processos, aperfeiçoando a tomada de decisões clínicas.

 Contudo, se essas duas ferramentas não trabalharem de forma integrada, alguns erros acabam comprometendo suas funcionalidades, a exemplo de cadastros duplicados que podem gerar falhas na checagem de informações e na emissão dos laudos. 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo que explica a importância e os benefícios da integração PACS e RIS. Confira!

 

Integração PACS e RIS: o que é?

O PACS (Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens) é o nome técnico para o sistema que realiza a digitalização, o compartilhamento e o armazenamento de imagens médicas provenientes de equipamentos de exames de rotina como ressonâncias magnéticas, tomografias, ultrassonografias e radiografias, por exemplo.

 O sistema funciona por meio de mecanismos inteligentes que ordenam os arquivos a partir de uma série de variáveis, o que facilita o acesso às imagens  de forma segura e precisa. 

Além disso, o PACS também permite a manipulação de imagens e o cruzamento de dados de maneira acessível, podendo ser utilizado fora do ambiente das clínicas – em sistema remoto –, e de forma integrada a outros recursos inteligentes.

 A facilidade da programação de dados, estimulada pela revolução tecnológica, permitiu a criação de diferentes sistemas de gestão hospitalar para diversas funções: do agendamento de consultas à emissão de laudos. No entanto, a variedade de ferramentas de gestão muitas vezes faz com que as informações dos pacientes fiquem dispersas nos diferentes bancos de dados.

 É nesse momento que a integração PACS e RIS (Sistema de Informação em Radiologia) se faz extremamente importante para que os colaboradores possam explorar ao máximo os benefícios dos sistemas. Juntos, esses softwares formam uma base de dados sólida que traz diversas vantagens aos pacientes, técnicos e demais profissionais envolvidos no cotidiano do CDI.

 Quer saber mais sobre os efeitos da revolução digital na Medicina? Conheça as tecnologias que ajudam a eliminar a papelada nas instituições e veja como se enquadrar na tendência do paperless na saúde!

 

5 benefícios da integração PACS e RIS

Um dos benefícios mais evidentes da integração PACS e RIS é em relação ao armazenamento seguro dos laudos e à rastreabilidade dos processos na Radiologia, evitando problemas frequentes como perda do laudo.

 O registro completo dos dados também favorece a experiência do paciente, que não precisará se preocupar em levar os últimos exames realizados sempre que retornar à instituição. A seguir, explicamos os 5 principais benefícios dessa integração.

1. Registro único do paciente

Como as informações médicas estarão centralizadas em uma base de dados unificada, erros como cadastros duplicados não vão mais acontecer. Isso é fundamental para a otimização do fluxo de trabalho e para a segurança na emissão dos laudos, pois evita que os colaboradores trabalhem com dados desatualizados dispersos entre um cadastro e outro.

2. Otimização dos processos internos

O uso de sistemas digitais para o armazenamento de imagem otimiza os processos internos em várias frentes. A redução de custos é uma delas. Não será necessário contar com uma grande estrutura física para armazenagem de laudos nem o uso de filmes radiológicos. 

Outra vantagem é em relação à padronização dos mecanismos de busca de pacientes e interpretação dos dados, o que dá mais agilidade e segurança ao processo de realização dos laudos.

3. Integração com outros recursos inteligentes

A integração PACS e RIS abrange também outros dispositivos que facilitam o dia a dia dos radiologistas, como a Central de Laudos e a Biblioteca Virtual de Radiologia. Essas ferramentas dão apoio às decisões clínicas e facilitam a comunicação entre os setores. Além disso, permitem emitir laudos com mais agilidade, por meio da utilização de workflows parametrizáveis na plataforma.

4. Mais precisão na emissão dos laudos

O uso de sistemas digitais como o PACS e RIS dá confiabilidade à realização dos laudos, pois elimina erros decorrentes da inserção manual de dados nas plataformas. A automação nos registros – junto de outras funcionalidades como o acesso remoto para telerradiologia – faz desses sistemas a opção mais prática e segura em termos de precisão na Radiologia.

5. Melhoria na experiência clínica do paciente

Todos os benefícios citados anteriormente resultam não só no aumento de produtividade das equipes – que não estarão mais sujeitas à sobrecarga de trabalhos manuais – mas também na satisfação dos pacientes. Afinal, os processos otimizados aceleram a emissão dos laudos e, por consequência, a entrega dos resultados aos pacientes.

 A precisão no controle dos dados, por sua vez, favorece também a qualidade e segurança da assistência prestada ao indivíduo, evitando erros médicos ou negligências na Radiologia. A seguir, resumimos esse conjunto de benefícios para você compreender por que é tão importante fazer a integração PACS e RIS nos centros de diagnóstico por imagem:

  • Registro único de paciente;
  • Registro de acesso universal;
  • Gerenciamento e distribuição de imagens;
  • Eliminação de filmes radiológicos;
  • Redução do impacto ambiental causado pela utilização do filme e reveladores químicos;
  • Redução de custos;
  • Redução do tempo de espera do paciente/corpo clínico para diagnóstico;
  • Eficiência operacional;
  • Atendimento à distância (telerradiologia) que amplia a assistência e também a cobertura de dados. Esse recurso também facilita a educação continuada dos profissionais de saúde, facilitando pesquisas, avaliações e a gestão dos recursos da saúde.

 Se você também deseja incorporar a cultura da transformação digital na Radiologia, o uso de sistemas digitais integrados é um excelente ponto de partida, aliando processos inteligentes, redução de custos operacionais e experiência clínica diferenciada para os seus pacientes.

 Saiba mais sobre automação na área da saúde e entenda como os sistemas digitais diminuem o tempo dedicado à realização de exames e emissão de laudos na Radiologia!

integração PACS e RIS, A importância da integração PACS e RIS

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Uma resposta para “A importância da integração PACS e RIS”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *