COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Vantagens da Central de Laudos para os radiologistas

Por Equipe Pixeon em 15 de março de 2022

central de laudos, Vantagens da Central de Laudos para os radiologistas

Um dos maiores desafios dos Centros de Diagnóstico por Imagem (CDIs) é proporcionar mais dinamismo e inteligência na gestão de suas atividades, para que assim os profissionais possam cuidar melhor das pessoas. Nesse sentido, é cada vez maior a busca por soluções flexíveis e automatizadas, que permitam personalizar processos e emitir laudos com agilidade e segurança. Um sistema que pode atender todas essas necessidades é a Central de Laudos Radiológicos, que conta com um conjunto de ferramentas digitais para auxiliar os radiologistas na emissão dos laudos com mais eficiência.

Os recursos da Central de Laudos proporcionam inúmeros benefícios para os profissionais e instituições de saúde. É possível, por exemplo, ampliar o controle de dados para a gestão e identificação de falhas que possam impactar a entrega de resultados para os pacientes. 

Assim, o sistema contribui para otimizar o atendimento médico, proporcionando uma melhor experiência para os pacientes desde o agendamento até o acesso aos resultados de exames de forma on-line

Neste artigo, conheça as principais vantagens da Central de Laudos e como a solução pode apoiar o dia a dia dos profissionais de CDIs em hospitais. Acompanhe!

Saiba quais recursos tecnológicos podem ajudar sua instituição a atender seus pacientes ainda melhor >>  Central de Laudos Radiológicos: ferramentas que potencializam o atendimento.

 

Benefícios da Central de Laudos no dia a dia dos profissionais

A Central de Laudos é uma solução digital completa, com ferramentas que facilitam e otimizam a execução de diferentes tarefas dos radiologistas e de outros profissionais envolvidos no processo de laudo, como digitadores e responsáveis pela etapa de controle de qualidade.

Um dos seus principais benefícios é o aumento da produtividade. Os profissionais podem emitir laudos com mais agilidade, segurança e ainda identificar com maior clareza os eventuais gaps no processo. Isso é proporcionado por um conjunto integrado de informações e funcionalidades em uma única interface de laudo, o que reduz o número de cliques ou a necessidade de abertura de várias telas simultâneas.

Confira outros recursos da Central de Laudos:

 

Reconhecimento de Voz

O reconhecimento de voz é outra poderosa ferramenta que funciona integrada à Central de Laudos e auxilia o radiologista na busca por maior eficácia na emissão do laudo

A interface de laudo pode ser organizada de uma forma que facilite o aumento da produtividade, como a configuração de máscaras de laudo padrões e privadas por médico, ou ainda, a abertura automatizada de imagens pelo visualizador de imagens desenvolvido pela Pixeon.

 

Parametrização de fluxos de trabalho

A Central de Laudos oferece também recursos de parametrização flexível para diferentes workflows e filas de trabalho a partir de critérios específicos e pré-definidos pelos profissionais. Com isso, os médicos têm maior controle das demandas e dos prazos de entrega dos laudos para os pacientes. 

O sistema facilita, por exemplo, a priorização dos casos mais urgentes, ampliando a segurança e a qualidade do atendimento dos pacientes.

 

Gestão e controle de atividades

Há outros dois aspectos importantes relacionados às filas de trabalho: o controle do fluxo de atividades — que pode ser acompanhado pelo SLA disponibilizado no sistema — , e o monitoramento de produtividade dos médicos. 

O sistema apresenta dashboards intuitivos e detalhados que viabilizam a análise de indicadores — como produtividade médica de forma individualizada — e rastreamento de informações específicas — como data e horário de emissão do laudo. Com esses recursos, tanto os gestores quanto os radiologistas podem identificar atrasos e definir metas que atendam aos objetivos da instituição.

Saiba quais ferramentas podem ajudá-lo a otimizar processos na radiologia >> Laudo de exame: como aumentar produtividade e reduzir custos.

 

A importância da Central de Laudos para os hospitais

A grande maioria dos hospitais que possuem pronto atendimento e internação contam com um CDI, um setor fundamental para as instituições de saúde, já que é muito comum que os médicos solicitem algum exame de imagem aos pacientes — como raio-X, ultrassom, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

Diante dessa elevada e crescente demanda de solicitação de exames e laudos, os técnicos e médicos radiologistas precisam contar com equipamentos e sistemas de gestão eficientes,  com recursos para atender com agilidade e precisão os pacientes que procuram a emergência dos hospitais. Num cenário sem uso de um sistema informatizado, os profissionais são sobrecarregados e o atendimento humanizado é prejudicado.

Com o uso de uma Central de Laudos — automatizada e integrada ao PACS (Picture Archiving and Communication System) — é possível diminuir a jornada do paciente na emergência, pois o CDI passa a contar com recursos para realizar exames, emitir e liberar laudos de forma mais rápida.

Através da integração ao PACS e ao RIS, a Central de Laudos está presente em todas as 5 principais etapas de atendimento do CDI de um hospital — pronto atendimento, realização do exame e dos laudos, acesso aos laudos, ida ao centro cirúrgico e resultados on-line —, sendo essencial em três delas:

 

1. Realização do exame e dos laudos

Alguns CDIs, além de atender as pessoas que chegam à emergência ou  internadas no hospital, prestam serviço a pacientes eletivos — pessoas que buscam a instituição para fazer exames de rotina. Portanto, entre tantos diagnósticos por imagem a serem realizados, uns são mais prioritários que outros — geralmente aqueles de pacientes do pronto atendimento.

A Central de Laudos então simplifica o trabalho da radiologia, pois os exames mais urgentes são sinalizados pelo sistema para que os profissionais realizem os de maior prioridade, assim como os laudos. Dessa forma, se evita que uma pessoa na emergência e um paciente eletivo estejam na mesma fila de espera.

A solução, em conjunto com o PACS, auxilia muito nos plantões durante a madrugada, fins de semana e outros períodos com alta demanda de trabalho. 

 

2. Acesso aos laudos

O paciente do hospital — na emergência ou já em internação — pode ter seu atendimento ou tratamento mais agilizado com a Central de Laudos, e não só devido à ferramenta organizar a fila.

As imagens dos exames são armazenadas e disponibilizadas para visualização no PACS,  e assim o médico solicitante pode acessá-las da sua própria estação de trabalho antes mesmo de ter o laudo. O profissional pode, inclusive, entrar em contato com o radiologista para confirmar alguma informação e solicitar um laudo provisório. Com isso, o atendimento ao paciente é retomado mais rapidamente.

 

 3. Ida ao centro cirúrgico

As imagens e os laudos podem ser acessados de qualquer estação de trabalho com acesso ao sistema.  Por isso, a equipe cirúrgica não precisa aguardar a chegada do paciente com o laudo em mãos para então iniciar sua preparação para o procedimento. Os profissionais podem conferir o resultado de diagnóstico por imagem — e todas as imagens geradas — com antecedência, adiantando o início da cirurgia.

Leia também >> Radiologia hospitalar: como otimizar processos no CDI para atendimentos de urgência e internação. 

 

Como a Central de Laudos viabiliza a Telerradiologia

Outra vantagem importante da Central de Laudos é a análise de imagens radiológicas e a realização de serviços à distância. Essas atividades são feitas por meio de uma plataforma na nuvem, que torna mais seguro e simples o acesso ao sistema, que pode ser feito em um navegador web de qualquer computador conectado à internet. Com isso, há maior mobilidade e acessibilidade dos profissionais, possibilitando também a adoção de uma prática já adotada por muitos hospitais: a Telerradiologia, uma das modalidades da telemedicina.

O Conselho Federal de Medicina regulamentou a telerradiologia em 2014, através da resolução Nº 2107, norma que também apresenta os requisitos que as instituições devem atender para executar a modalidade. O uso de sistemas digitais e níveis de segurança adequados são algumas das exigências. A Central de Laudos da Pixeon atende a todas.

As modalidades de exames autorizadas pelo CFM — que só podem ser analisadas por médicos especialistas em radiologia e diagnóstico por imagem — são:

  • Radiologia Geral e Especializada;
  • Tomografia Geral e Especializada;
  • Ressonância Magnética;
  • Mamografia;
  • Densitometria Óssea;
  • Medicina Nuclear.

 

Outras regras para prática da telerradiologia

A ferramenta utilizada para análise das imagens radiológicas deve utilizar o formato DICOM e HL7 e garantir total segurança e privacidade dos pacientes e seus dados. Nesse sentido, também é importante contar com sistemas integrados com outras ferramentas como o HIS, RIS e PACS, que possibilitam a análise e a comparação de outros resultados do paciente com maior agilidade e segurança.  

Confira as regras:

  • O paciente deve autorizar a transmissão de suas imagens e dados, mediante consentimento informado, livre e esclarecido;
  • Requisitos obrigatórios do Nível de Garantia de Segurança 2 (NGS2) devem ser atendidos nos sistemas informatizados utilizados para prática da telerradiologia na instituição; 
  • O médico radiologista solicitante é quem deve transmitir as imagens e os dados necessários do paciente;
  • O profissional responsável pela prática da radiologia à distância é responsável por garantir todas as condições técnicas das estações remotas de trabalho, monitores e ergonômicas necessárias.

 

Principais benefícios 

Com a Telerradiologia, as instituições podem planejar expandir os serviços, aumentando a quantidade de exames ou modalidades oferecidas, o que pode representar uma vantagem competitiva e ainda otimizar recursos.

O telelaudo, por exemplo, é uma das modalidades que podem ser viabilizadas. O diagnóstico médico é realizado à distância por radiologistas externos — subcontratados ou alocados em outras unidades de uma mesma instituição.  As imagens e os dados necessários do paciente podem ser transmitidas via Central de Laudos. É isso que garante a rápida emissão de laudo, que pode então ser feito em qualquer horário e de qualquer lugar.

Por operar na nuvem, a Central de Laudos também permite reduzir custos em infraestrutura de servidores físicos, banco de dados ou com a manutenção das soluções contratadas. Nesse caso, todo o sistema de segurança é garantido pelo fornecedor.

Veja quais os principais benefícios da telerradiologia:

  • Redução de custos: além de eliminar o uso de papel, a telerradiologia dispensa a necessidade de deslocamento de médicos radiologistas até o local onde será realizado o exame, o que também resulta em economia no pagamento do profissional;
  • Maior colaboração e troca de informações entre os profissionais: profissionais podem trocar informações entre si para, assim, ter mais assertividade no diagnóstico;
  • Mais agilidade na emissão do laudo: as imagens são transferidas rapidamente pela tecnologia e o médico radiologista também pode disponibilizar o laudo para o solicitante logo após finalizar o seu trabalho;
  • Ampliação do serviço de diagnóstico por imagem para áreas remotas: as instituições podem oferecer serviços de imagens em áreas onde antes não podiam por dificuldade de alocar um profissional;
  • Facilidade em contar com profissionais em feriados e turnos noturnos: você pode garantir a emissão de laudos 24/7 mesmo com um quadro reduzido de médicos radiologistas ou através da contratação de profissionais com pagamento sob demanda. 

Leia também >>  Diagnóstico por imagem: 5 recursos para otimizar o trabalho do radiologista

 

Central de Laudos: a tecnologia para otimizar processos e o atendimento às pessoas

Para aproveitar todos os benefícios da Central de Laudos na sua organização, é essencial buscar um sistema robusto, que cumpra com todas as obrigatoriedades previstas pela CFM e auxilie seus colaboradores na organização dos fluxos de trabalho para aumentar a produtividade e a segurança dos processos realizados.

Reveja todas as vantagens que a solução pode proporcionar para os profissionais e organizações de saúde:

  • Viabilizar o aumento da produtividade com dashboards de produtividade médica;
  • Assegurar a fluidez no fluxo de laudo com controle sobre o SLA de entrega do resultado;
  • Parametrizar o sistema com diferentes e flexíveis workflows e com filas de laudos específicas;
  • Possibilitar laudo à distância, proporcionando maior mobilidade e acessibilidade aos médicos;
  • Reduzir custos com infraestrutura e as manutenções do sistema;
  • Suportar integrações com sistemas HIS, RIS e PACS e com ferramentas de reconhecimento de voz.

Todas essas vantagens, portanto, otimizam os processos para que um atendimento mais próximo e humanizado possa ser proporcionado às pessoas, afinal, este é o objetivo final das soluções Pixeon: nós desenvolvemos softwares para você acelerar a eficiência da gestão da saúde e, assim, melhorar o cuidado aos seus pacientes.

Conheça o PACS da Pixeon — eleito o melhor sistema de comunicação e arquivamentos de imagens da América Latina em 2019, 2020 e 2021 — e tenha ainda mais eficiência na realização de exames e na gestão do seu CDI. Acesse: 

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *