COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Quiz para clínicas: quais os diferenciais da sua instituição?

Por Nactacha Chaves em 28 de novembro de 2019

Confira o nosso Quiz para clínicas e saiba quais os diferenciais que a sua unidade tem oferecido para os seus pacientes!

Proporcionar um bom atendimento é o requisito mínimo exigidos pelos pacientes de uma clínica. Entretanto, sabemos que em muitas instituições isso não é uma regra, pelo contrário. A falta de humanização e cuidado com detalhes simples, como não deixar o paciente esperando ou facilitar a retirada de exames, nem sempre são padrão. 

As clínicas que investem em soluções para tornar o atendimento mais ágil e oferecer conforto aos pacientes acabam se destacando. Neste artigo, você vai conhecer alguns diferenciais que podem ser adotados em sua instituição. No final, disponibilizamos um quiz para clínicas que te ajudará a avaliar quais são os diferenciais da sua clínica para os pacientes. Confira!

Quiz para clínicas: quais são os diferenciais para uma boa instituição de saúde?

Diferenciais são aspectos que oferecem algum benefício ao cliente ou paciente e fogem do padrão. O paciente pode agendar uma consulta sem precisar ligar para a instituição? É possível acessar os resultados dos exames pela internet? O armazenamento de arquivos é digital? Esses são alguns exemplos de diferenciais que ampliam a segurança e otimizam processos, por exemplo. 


Ao investir em tecnologias e sistemas digitais é possível ampliar os diferenciais da unidade, oferecendo recursos que agilizam e aperfeiçoam o atendimento dos pacientes. A seguir, listamos alguns recursos que estão sendo usados na gestão de clínicas e que se tornaram diferenciais competitivos na área da saúde. Veja quais são.

Agendamento de consultas e exames

Com a rotina atribulada, muitos pacientes acabam deixando de marcar consultas importantes, seja por esquecimento ou porque não conseguem uma pausa no dia, dentro do horário comercial, para fazer uma ligação.

Permitir que esse processo seja realizado por múltiplos canais vai facilitar a vida do paciente, proporcionar comodidade e evitar esquecimentos. As alternativas que têm sido adotadas para isso são agendamento por meio de WhatsApp e aplicativos exclusivos da instituição. Esses recurso não eliminam o uso dos meios tradicionais, como agendamento por telefone ou pessoalmente.


Da mesma forma, para reduzir as taxas de no-show, as instituições podem utilizar esses aplicativos para enviar lembretes aos pacientes e organizar melhor a agenda da clínica. 

Recepção digital

Quanto tempo os profissionais da recepção e os pacientes perdem com o preenchimento de cadastros e conferência de documentos? Por vezes, o suficiente para atrasar uma consulta e todos os atendimentos que deverão ser feitos na sequência. 

Esse padrão pode ser mudado para soluções mais dinâmicas e que eliminam o tempo perdido. A Recepção Digital permite que o cliente preencha seu cadastro antes da consulta. Os documentos podem ser fotografados e enviados no próprio aplicativo. Os profissionais recebem as informações e fazem a conferência.

No momento da consulta, não será mais necessário passar por essa etapa, com isso o atendimento se torna mais ágil e confortável para os pacientes.

Acesso aos exames

Assim como o agendamento deve ser permitido à distância, o acesso aos exames também. O paciente deve ter a opção de ir retirar seus exames pelo portal da instituição. Isso proporciona maior comodidade ao paciente e evita perda de laudos médicos. 

Caso o paciente não consiga fazer a impressão para levar no momento da consulta, o médico pode acessar as informações em seu prontuário. Muitos sistemas permitem que o profissional tenha acesso a um histórico com os últimos exames realizados pelo paciente.

Segurança de dados dos pacientes

A segurança de dados dos pacientes também conta como um grande diferencial. Muitas instituições ainda são dependentes de processos totalmente manuais e do armazenamento de documentos em papéis e arquivos. Essa prática é um risco para a segurança do paciente, pois as informações podem ser perdidas, desviadas, mal interpretadas ou sofrer com ações do tempo.

Nesse caso, é fundamental centralizar as informações em um sistema de gestão único. Todas as informações são reunidas no mesmo local, onde podem ser acessadas pelos profissionais de saúde para um acompanhamento fácil e seguro.

Certificações

As certificações hospitalares aumentam a credibilidade da instituição no mercado. Quando um hospital recebe um certificado significa que ele atende os critérios mais rigorosos de qualidade, segurança, atendimento etc. 

Conquistar as certificações mais importantes para o setor mostram ao paciente que a instituição conta com diferenciais diante de outras organizações. 

Humanização

Um atendimento humanizado é aquele que coloca o paciente no centro. Para isso, todos os processos devem ser desenvolvidos com o objetivo de proporcionar ao paciente a melhor qualidade de serviços. 

O paciente deve estar o tempo inteiro assistido, sendo atendido de forma segura e completa. O uso de ferramentas que centralizam as informações, como Prontuário Eletrônico do Paciente e Beira-Leito permitem a consulta de todos os dados que estão relacionados com aquele atendimento. Isso evita que uma medicação seja aplicada de forma errada ou em excesso, por exemplo. 

Esses recursos também facilitam a comunicação entre os profissionais, permitindo a troca de informações, análise de situações específicas, com objetivo de proporcionar melhores soluções para cada atendimento. Com a modernização dos processos, os pacientes têm buscado por atendimentos mais humanizados, mas que proporcionam maior comodidade para a sua rotina. 

O que a sua instituição tem feito para se diferenciar? Quer saber se tem sido suficiente ou precisa melhorar? Faça o nosso Quiz para clínicas e descubra!


COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

Inovação em saúde: hospital 4.0, IA, e outras tendências

Inovação em saúde: hospital 4.0, IA, e outras tendências

A inovação em saúde está evoluindo em diferentes aspectos. A relação com a tecnologia tem proporcionado resultados substanciais no desenvolvimento de soluções avançadas para que a identificação de doenças seja feita de forma ainda mais rápida, assim como a cura […]

Acompanhe a Pixeon. Leia mais notícias